¨É motivo de orgulho estar associado a grande eventos, como o Vela Show”: Ildefonso Witoslawski Junior

0
870

 

* Ildefonso Witoslawski Junior –
Comodoro do Iate Clube de Santa Catarina

O apoio ao setor náutico é dos pilares que baseiam a atuação do Iate Clube de Santa Catarina. Nosso comprometimento com as atividades ligadas ao segmento ultrapassam as nossas Sedes Central e Oceânica, pois sabemos da importância do Veleiros da Ilha no cenário catarinense e brasileiro e nos sentimos responsáveis em apoiar boas iniciativas, sejam elas esportivas, social ou eventos, como o Vela Show.

Sabemos também da importância de Itajaí no cenário mundial quando o assunto é mercado náutico. Nos últimos anos a cidade recebeu importantes eventos como a Volvo Ocean Race e a Transat Jacques Vabre, duas das maiores competições de vela oceânica do planeta e que atraem investimentos milionários para a cidade. Nosso vínculo com a cidade também tem se fortalecido nos últimos anos com a realização da Regata Marejada, evento que compõe o calendário da Copa Veleiros de Oceano realizado anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina. Com largada em Jurerê e chegada em Itajaí a regata leva um bom público a Marejada, outro grande acontecimento do setor na cidade do litoral norte catarinense.

Além de se destacar com a realização de grandes eventos, o Iate Clube de Santa Catarina vem obtendo grandes feitos em outras áreas. Na questão ambiental destaca-se o selo internacional Bandeira Azul, sendo o ICSC o único Iate Clube da América do Sul a receber a certificação devido ao alto grau de consciência ambiental, marinha e costeira, além de ações socioambientais promovidas ao longo dos últimos anos.

O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, promove a participação e eleva a conscientização da sociedade e dos gestores públicos sobre a necessidade de proteger os ambientes marinhos/costeiros, fluviais e lacustres, incentivando a resolução de conflitos locais promovendo o uso racional desta. Ações paralelas como palestras educacionais e apoio a projetos, a exemplo do Limpeza dos Mares da ACATMAR e do Praia Limpa, desenvolvida pelo próprio ICSC, fazem parte de nossas ações.

O Iate Clube de Santa Catarina também é referência em atuação com Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte. Chegando ao sétimo ano de execução o projeto tem trazido muitos benefícios, não só garantindo os aportes financeiros necessários para a realização de eventos e estrutura técnica, mas auxiliando velejadores e profissionais no desenvolvimento de suas atividades. Com mais de cinco milhões de reais captados ao longo deste período o clube pode investir em seu calendário náutico, além de apoiar atletas em competições nacionais e internacionais e no preparo técnico de seus colaboradores.

Com todas essas ações o Iate Clube de Santa Catarina tem se tornado uma referência nacional na gestão esportiva e no fortalecimento do polo náutico em nosso estado. Para nós é motivo de orgulho estar associado a grande eventos, com o Vela Show.