“Somos parte da história”: Alexandre Antonio dos Santos

0
93

Tudo teve início por volta do ano de 2009, quando o Município e o Porto realizaram o 1º Festival Náutico de Itajaí. Evento que reuniu velejadores experientes, como Torben Grael, Vilfredo e Heloisa Shurmann, entre outros, Na ocasião também foi lançado o projeto da Marina Itajaí, hoje um dos cartões postais da Beirra Rio.

No ano seguinte começaram a ser acertados os detalhes da inclusão de Itajaí como um dos stopovers da Volvo Ocean Race, considerada a maior regata do planeta, que aportou no município dois anos mais tarde.

Veio depois mais uma edição da regata de volta ao mundo, a inserção de Itajaí como destino final da regata francesa Transat Jacques Vabre e o interesse de um grupo de velejadores em difundir a vela na cidade e região.

Esses visionários passaram a discutir com mais seriedade a possibilidade de criar um time itajaiense de vela e, a partir daí, arregaçaram as mangas e deram início a um árduo trabalho.

Esse grupo de amantes da vela se cotizou e alugou um veleiro para poder dar início aos treinos. O negócio tomou vulto, surgiram os primeiros patrocinadores, disputas foram sendo vencidas e o Itajaí Sailing Team passou a despontar no universo na vela catarinense. Em curto espaço de tempo o recém criado time já disputava a Semana de Vela de Ilhabela, que é o maior evento brasileiro de vela, com excelentes resultados. O nome do time ultrapassou as fronteiras catarinenses e passou a integrar também o cenário nacional do esporte.

Isso não bastasse, o Itajaí Sailing Team adquiriu um veleiro Soto40, considerado dos mais rápidos da classe Oceano. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires, para o campeão brasileiro Torben Grael. E muitas outras vitórias vieram pela frente.

O tempo foi passando e o Itajaí Sailing Team, assim como a Volvo Ocean Race, hoje são considerados os responsáveis pela retomada da vocação aos esportes náuticos que a cidade tinha no início dos anos de 1900.

A realização em Itajaí da Vela Show, 1ª feira totalmente voltada a vela no Brasil, também é resultado dessa retomada da vocação náutica, para a qual o Itajaí Sailing Team teve grande contribuição. E o time também é parceiro do evento.

Além de estar com um estande montado junto com a Federação Náutica Catarinense e a Confederação Brasileira de Vela, nosso barco estará em frente ao Centreventos Itajaí, de 19 a 21 de abril, imponente, recebendo os visitantes do evento, que é visto como mais uma conquista dos amantes da vela na cidad

Alexandre Antonio dos Santos
É manager e idealizador do projeto Itajaí Sailing Team