Atletas de elite do Chile treinam com paranaenses da Seleção Escolinha de Triathlon

0
461
Divulgação: On Board Sports
Divulgação: On Board Sports
Divulgação: On Board Sports

Os treinos de triathlon no Colégio da Polícia Militar do Paraná ganharam um sotaque chileno durante o mês de agosto. Ouro e prata nos Jogos Sul-Americanos de 2017, os irmãos Cristóbal e Martín Baeza Muñoz treinarão com a Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento, junto com o treinador Sergio Spinoza, até o dia 2 de setembro.

O objetivo é aproveitar a estrutura única oferecida pelo projeto paranaense e finalizar a preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, marcados para 6 de outubro.

O trio, da cidade de Temuco, chegou à Seleção Escolinha por recomendação de Rodrigo Milazzo, diretor do Departamento de Desenvolvimento Técnico da CBTri. “O clima na nossa região é muito duro, frio e chuvoso nesta época do ano. Aqui no Paraná as condições do clima são mais adequadas. E o trabalho feito na Escolinha de Triathlon é ideal para o que buscamos, pode potencializar nossos treinos”, justifica o treinador Sergio Spinoza.

Atleta da Seleção Escolinha, Pedro Boff foi outro responsável pela chegada dos chilenos. Também classificado para os Jogos Olímpicos da Juventude com o sexto lugar na seletiva americana em Salinas, Boff chamou a atenção dos adversários para o projeto paranaense, de acordo com Spinoza.

“Fomos muito bem recebidos aqui, estamos treinando como se fôssemos parte da equipe”, celebra o treinador. Jovens talentos do Chile, com apenas 15 e 16 anos respectivamente, Cristóbal e Martín Baeza Muñoz já acumulam ótimos resultados em campeonatos sul-americanos. Destaque para o caçula, Cristóbal, estreante nos Jogos Olímpicos da Juventude. “Conquistar uma medalha em Buenos Aires seria um sonho. Somos realistas e sabemos que será difícil, mas não impossível. Para isso estamos trabalhando aqui.”

Ao lado dos atletas da Seleção Escolinha, os irmãos Baeza estão fazendo treinos de corrida e bicicleta com o coordenador Ricardo Júnior Cardoso. Na natação, contam com o reforço de Homero Cachel. Ex-técnico do multicampeão Juraci Moreira, idealizador do projeto, Cachel segue preparando nomes importantes do triathlon brasileiro, como Cauê Willy, Eduardo Lass e Felipe Santos.

A Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento reuniu para a temporada 2018 os dez atletas com maior potencial para o alto rendimento, entre os 60 alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, consagrando um trabalho de quatro anos no desenvolvimento das categorias de base do triathlon no Paraná. Na nova equipe, os dez atletas selecionados passam a receber uma ajuda de custo mensal e são direcionados para as principais competições brasileiras e internacionais, visando as classificações olímpicas.