Pais de crianças têm espaço para academia oferecido pelo Instituto Ingo Hoffmann

0
480
Divulgação/Instituto Ingo Hoffmann
Divulgação/Instituto Ingo Hoffmann
Divulgação/Instituto Ingo Hoffmann

Enquanto os jovens são atendidos na Brinquedoteca, os pais dos pacientes podem usar o espaço para atividades esportivas

O Instituto Ingo Hoffmann trabalha na cooperação do tratamento de câncer em diversas crianças. Além de oferecer abrigos tanto para os pacientes como para seus respectivos acompanhantes, que, na maioria das vezes, são familiares, a associação cede um espaço de academia para os pais, na qual possam praticar atividades físicas enquanto as crianças são atendidas pelo Instituto, com o objetivo de distrair a cabeça dos problemas que passam no cotidiano e entendam a importância de estarem praticando algum exercício.

A associação localizada em Campinas tem atividades psicológicas e esportivas com as crianças, como, por exemplo, o projeto Famílias do Esporte em Ação, que visa contribuir no tratamento câncer através da prática de modalidades esportivas. O espaço da academia para os pais fica aberto de segunda a sexta, sob monitoramento da professora Camila Pappa.

Alex Sandro Silva, pai da Yasmin Bento, ambos de Tocantins, estão na associação há três meses para acelerar o tratamento de leucemia de Yasmin. O pai destacou a importância da academia em seu cotidiano. “É muito bom. Nós podemos nos distrair um pouco e esquecer de todos os problemas. Além de exercitar os músculos, o exercício nos traz mais vida, deixando nossa mente mais leve”, afirma Alex Sandro.

As crianças não podem frequentar o espaço, portanto ficam sendo atendidas na brinquedoteca, sob supervisão dos professores, enquanto os pais usufruem do tempo para praticar exercícios e distrair um pouco a cabeça. Assim como Alex Sandro, Onevanda Teixeira, que é mãe de Emanuelle Teixeira, usa o tempo da academia para relaxar um pouco. “As famílias ficam muito abatidas e precisam de distração, porque o tratamento e longo intensivo”, completou a mãe que também veio do estado de Tocantins.

O projeto Famílias do Instituto em Ação foi criado por Paola Borsatti, filha de Regina Barsotti, coordenadora do Ingo Hoffmann. Paola foi a fundadora da ideia de instalar o espaço de academia para os responsáveis pelas crianças. “Nós vimos o quanto é importante academia para essas pessoas que não tem condição de pagar. Foi assim que a ideia surgiu. Outro objetivo foi a integração entre todos do Instituto”, disse a filha da coordenadora, que é profissional na área da educação física.