Regata – Regata News já está em Alicante – Campeões Olímpicos abrem a Volvo Ocean Race

0
156

vd

 

Flávio Perez 
Volvo Ocean Race

Os melhores velejadores do mundo já estão em Alicante, na Espanha, para o início da Volvo Ocean Race 2017-18, marcada para o próximo domingo (22). Depois de meses de preparação e regatas-teste, as sete equipes fazem os últimos ajustes para enfrentar os mares do planeta. Antes do tiro de largada para as 45 mil milhas náuticas, os barcos disputam uma prova chamada MAPFRE In-Port Race Alicante.

A regata será neste sábado (14), a partir de 9h (Horário de Brasília) com transmissão ao vivo pelo site www.volvooceanrace.com.

Nesta edição, o Brasil será representado por dois atletas: Joca Signorini e a campeã olímpica Martine Grael a bordo do team AkzoNobel (Holanda). Ambos estão escalados para a In-port Race de Alicante deste sábado.

”Estamos satisfeitos e confiantes na maneira de velejar e na velocidade do barco após a Regata Prólogo. Se a gente conseguir andar bem certamente teremos um bom resultado”, contou Joca Signorini após uma regata treino na tarde desta sexta-feira (13).

O evento conta com outros nomes de peso da modalidade, como os campeões olímpicos Xabi Fernández (Espanha), Tamara Echegovien (Espanha), Peter Burling (Nova Zelândia) e Blair Tuke (Nova Zelândia). Os últimos citados venceram também a America’s Cup 2017 com o barco de seu país.

As In-Port Races podem ser decisivas no fim da Volvo Ocean Race. Caso ocorra igualdade de pontos na tabela, quem tiver melhor desempenho na série leva a melhor. As regatas in-port são feitas entre bóias e duram 45 minutos.

O público pode acompanhar o desempenho das equipes de perto, já que os percursos são montados perto da costa, assim como a medal race dos Jogos Olímpicos.

”A prova In-Port Race é uma regata importante na parte mental, mesmo sem contar pontos! Velejar bem e ter um bom resultado logo de cara pode nos dar ânimo e impulsionar a equipe para o restante da temporada”, contou Carolijn Brouwer, atleta do Dongfeng Race Team.

Na última edição da Volvo Ocean Race, o Abu Dhabi Race Team foi campeão das In-port Races.

É um campeonato paralelo ao evento principal e é disputado em todas as cidades-sede da Volta ao Mundo. Saiba quais são as equipes MAPFRE (Espanha) team AkzoNobel (Holanda) Turn the tide on plastic (Portugal) Dongfeng Race Team (China), Vestas 11th Hour Racing (Dinamarca) Sun Hung Kai / Scallywag (Hong Kong) Team Brunel (Holanda)

Campeões olímpicos na disputa:

Xabi Fernández (MAPFRE) – Atenas 2004 – 49er

Támara Echegoyen (MAPFRE) – Londres 2012 – Match Racing

Martine Grael (team AkzoNobel) – Rio 2016 – 49er FX class

Pete Burling (Team Brunel) e Blair Tuke (MAPFRE) – Rio 2016 – 49er

Prologue, day 4 on-board Team Brunel. Peter Burling and Carlo Huisman enjoying the finish. Photo by Rich Edwards/Volvo Ocean Race. 11 October, 2017