Sustentabilidade – Itajaí – Conscientização lixo zero e coleta seletiva na na Praça Genésio Miranda Lins

0
37

itajai

 

 

Itajaí – Conscientização. Essa é à palavra que melhor define o Coletivo Lixo Zero em todos os sentidos.  Possuindo um feedback positivo por parte do público e parceiros por onde passa, o evento chega a cidade de Itajaí prometendo repetir a fórmula do sucesso de outras cidade brasileiras. Evento acontece no dia 22 de julho na na Praça Genésio Miranda Lins, na Avenida Beira Rio.

O Zero Waste Youth é o movimento da juventude pelo Lixo Zero que significa não enviar nada para aterros ou incineradores, aplicando os 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), assumindo a sua responsabilidade e encaminhando corretamente os resíduos do seu consumo.

Quais são os objetivos?

Disseminar o Conceito Lixo Zero na cidade num espaço público; Reunir pessoas que já são ativistas para se conhecerem melhor; Ligar o Conceito Lixo Zero com lazer, arte e natureza; Fortalecer o nome do Movimento Juventude Lixo Zero na cidade; Proporcionar à comunidade um dia de lazer aliado a um tema de interesse público.

Quais ações serão tomadas para atingir os objetivos?  As ações serão realizadas por meio de atrações relacionadas ao tema e atrações dinâmicas para o despertar da consciência humana relacionada a geração de resíduos, incluindo coleta seletiva, compostagem, oficinas, teatro e etc.

O porquê de realizar o evento? –

Temos o costume de jogar “fora”, porém, do ponto de vista do planeta, não há “fora”. Grandes áreas são ocupadas para a instalação de aterros sanitários, que trabalham no limite da capacidade para absorver a quantidade assustadora gerada diariamente. Em um sistema em que o lixo é enterrado e espera-se que a natureza o absorva.

Resolver o problema é iminente. O lixo é a chave para a sustentabilidade. A solução é o Conceito Lixo Zero.

De acordo com a definição proposta pela ZWIA – Zero Waste International Alliance: O Conceito Lixo Zero representa um objetivo ético, econômico, pedagógico, eficiente e visionário focado na orientação da sociedade para a mudança do estilo de vida e para práticas que incentivem a sustentabilidade, em que todos os materiais são encaminhados e reinseridos na cadeia produtiva.

Busca redefinir o conceito de “Lixo” e perceber que o que chamamos de “Lixo”, é na verdade, recurso.

É prevenir a geração, repensar e redesenhar os modelos usados na produção; consumir consciente, sem desperdícios e exageros; estar atento a origem dos produtos que se está adquirindo; recusar o consumo de produtos que não levem em conta o impacto ambiental, como plásticos descartáveis; buscar alternativas para minimizar a geração de resíduos; É Reusar e Reciclar.

 

Agenda:


 

Yoga e Meditação por um Mundo mais Limpo – 10h às 11h
Peça Teatral I – 11h20min às 11h40min
Produtos de limpeza mais sustentáveis Amway
Jogos, oficias de reutilização de materiais
Reutilização de alimentos na cozinha
Contato com a Natureza
Consumo Seletivo
Coleta Consciente
Rotary
Instituto de desenvolvimento Sustentável
Doação de animais – Ong Amor Animal
Coleta de caixas de leite
Oficina de Trocas
Coletor Menstrual e Absorvente Orgânico – 11h às 16h
Peça Teatral II – 15h30min às 16h