Volta ao mundo – jornalista Nelci Seibel

1
133

nelci-nova


Nelci Seibel é jornalista. Residente em Joinville/SC. Membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul



 

Joinville melhor cidade

slide1

 

Joinville, cidade empreendedora, industrial, comercial e turística

Joinville é a quarta melhor cidade do Brasil para se empreender. O município subiu cinco colocações do ranking do Índice Cidades Empreendedoras da Endeavor Brasil. O anúncio foi feito no dia 17 de novembro, em São Paulo e o prefeito Udo Döhler participou como um dos palestrantes do evento. O índice de Joinville em 2016 ficou em 6,962. A cidade está na frente de capitais como Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro..

 



 

Exposições em Joinville

 De 19 de novembro a 17 de dezembro, PICTA apresenta duas exposições de arte contemporânea no Parco Perini, em Joinville. De 100 a 1000, a mostra é simultânea em Joinville, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre. As obras custam entre R$ 100,00 e R$ 1.000,00. Entre o céu e o mar é um recorte temático contemporâneo do gênero Paisagem, de médios e grandes formatos. Ambas são de curadoria de Nancy Betts. A proposta dos pequenos formatos De 100 a 1000 surgiu a partir de discussões sobre acessibilidade da arte na última Feira PARTE, em São Paulo anualmente. “A maioria das obras foi criada exclusivamente para a mostra. Tato Di Lascio, diretor da Galeria TATO é o organizador do projeto. De Joinville, pela parceria com PICTA, participam os artistas Luiz Ferreira, Rogério Negrão e TiroTTi.




 

 

78ª Festa das Flores gera negócios

A 78ª Festa das Flores realizada na semana passada foi encantadora, com suas cores, sabores e aromas, palcos culturais, mercado de plantas, 2ª agroflores, agricultura familiar, decoração, artesanato, gastronomia típica e 2ª jornada técnica. O volume de negócios ultrapassou as festas dos anos anteriores. Nos seis dias, mais de 2,3 milhões de reais foram movimentados por turistas e joinvilenses com a compra de mudas, orquídeas, artesanato e produtos da agricultura familiar da cidade e região, insumos para seus negócios nas áreas de paisagismo, floricultura, agricultura e agronegócios.

slide2

Laelia Purpurata, flor símbolo de Santa Catarina

A Festa das Flores é a festa oficial de Joinville e um grande atrativo turístico da cidade. Turistas de todas as regiões de Santa Catarina, de estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de excursões do Paraguai e Uruguai frequentam o evento. Foram 85 mil visitantes nos pavilhões da Expoville. Iniciativa inédita foi a gestão de resíduos. A Rastro Soluções Sustentáveis desviou 73,6% dos resíduos do aterro sanitário, reinserindo 2,4 toneladas de lixo a novos processo produtivos e quase 2 toneladas foram encaminhadas para a compostagem na Fundação Municipal de Desenvolvimento Regional 25 de Julho. Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional de plantas e flores e a 79ª Festa das Flores de Joinville já tem data: será de 14 a 19 de novembro de 2017, na Expoville.



 

Maçãs maduras 

 slide3

O Hotel Renar e outros hotéis de Fraiburgo –SC já estão se preparando para a temporada das maçãs. Segundo Edson Ziolkowski, diretor do Renar, as  maçãs já estão quase maduras e o Hotel já vem recebendo reservas para o período da colheita, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Um roteiro turístico, entre outras peculiaridades e muita diversão, permite ao visitante colher suas maçãs para saborear na hora e também comprar para levar pra casa.





 

Praça Silvia Zorzanello

slide4

Eduardo Zorzanello,Michele Scariot, secretária de Turismo de Gramado, prefeito Nestor Tissot e Vinicius Zorzanello

Silvia Zorzanello (in memoriam) é uma das personalidades que mais contribuíram para o crescimento do turismo de Gramado e do Rio Grande do Sul. Silvia teve uma trajetória de sucesso na Região das Hortênsias e foi uma das fundadoras da empresa Rossi & Zorzanello, responsável pela concepção e organização de eventos como o FESTURIS Gramado e o Chocofest, levando o nome do Estado além fronteiras e fomentando o turismo através dos grandes eventos que a cidade criou e organiza. A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou o projeto de lei que confere à praça, situada junto ao Centro de Cultura Municipal, em uma área de lazer de 1,9 mil metros quadrados, o nome de Praça Sílvia Zorzanello. A inauguração do local acontece no dia 26 de novembro.



 

Centenário Grande Hotel Canela

A cidade de Canela –RS completou 70 anos de emancipação em 2014. Entretanto, o turismo e a hotelaria na região da Serra Gaúcha começaram por volta de 1903, quando o Coronel João Corrêa Ferreira da Silva comprou as terras onde atualmente está o Grande Hotel Canela. Essa história se mistura com a história da Região, com a história de famílias de imigrantes, com o progresso, o turismo e a hotelaria. Agora um livro conta, por meio de pesquisas, imagens e depoimentos, a história do Grande Hotel Canela, único hotel do Brasil que, aos cem anos, permanece administrado pela família fundadora. Saiba mais em: www.grandehotel.com.br.




 

 Vila chinesa nas mãos da naturezaslide5

 Tang Yuhong

Com a construção e expansão de cidades e centros metropolitanos, o cenário que se vê em muitos locais é o desaparecimento de áreas verdes. Porém o contrário também ocorre. Uma vila, localizada na ilha de Goqui, arquipélago Shengsi, na China, foi abandonada por seus moradores há anos, e a natureza ocupou a área. As ilhas normalmente são utilizadas como moradia por pescadores da região, e acabam atraindo turistas por causa de suas praias de águas quentes. Contudo, pouco se sabe sobre a ilha. (Vitor Ventura, para PANROTAS).



1 COMMENT

Comments are closed.