Curitiba– Uma atividade que vem ganhando destaque no mercado nacional é o branding onde consultorias especializadas criam estratégias que direcionam negócios a alcançar seus objetivos. “É importante compreender que branding não é marketing, relações públicas nem somente design. Branding é um conjunto de ações estratégicas que direcionam esses e outros setores para que a toda a empresa fale uma só língua e que o cliente ouça uma só mensagem”, explica Lucas Saad, diretor da empresa curitibana saad branding+design.
Olhando para o futuro e com o objetivo de driblar a crise que assola o país, muitas empresas têm procurado esse tipo de consultoria para crescer e ganhar destaque no mercado. A Sementes Ipiranga é uma delas. “Nos dois primeiros anos após o início do projeto tivemos um aumento de aproximadamente 60%, em nosso faturamento, mesmo sem ampliar a área de plantio, e de 40% em nossa margem de lucro”, diz André Adams, diretor da empresa.
A empresa é uma multiplicadora de sementes de soja de porte médio, que atende os mercados nacional e internacional. Mas mesmo com diferenciais como profissionais extremamente qualificados e uma localização privilegiada, a empresa precisava de mais visibilidade. E como conquistar isso? Foi aí que entrou o trabalho de consultoria na criação de todo um projeto de branding para a empresa.
“Por meio do cruzamento de diversas pesquisas como público, mercado, concorrentes e uma imersão na própria empresa, percebeu-se que a localização, as condições climáticas ideais, o elevado grau de acompanhamento, exigência nos processos e a qualidade especial dos produtos e serviços eram atributos que direcionavam a marca para um posicionamento premium, até então não explorado”, explica Saad.
A partir do projeto realizado foram traçadas novas estratégias e, como resultado, o reposicionamento impulsionou os negócios: a empresa se tornou representante de uma das maiores empresas fornecedoras de genética do Brasil. Maior e mais competitiva, a passou a se destacar entre os maiores players do mercado, além de aumentar seu faturamento. “Conseguimos entender a importância da gestão da marca vendo o negócio funcionar dentro e fora da empresa.Internamente, com o cuidado muito maior que passamos a ter em cada ponto de contato da marca. E externamente, pelo reconhecimento dos nossos clientes e do mercado como um todo”, explica Rudson Martins, gerente de vendas da Sementes Ipiranga.
O trabalho também rendeu à consultoria diversos prêmios como o IDEA Brasil (a maior premiação do design brasileiro) sendo prata na categoria de Estratégia de Design e o iF Communication Awards, (o principal prêmio mundial do design, no qual, dentre os 10 premiados em todo o mundo na categoria Crossmedia — Corporate Design, foi o único fora do continente europeu). “Ficamos muito satisfeitos com o nosso trabalho, é ótimo ver empresas como a Sementes Ipiranga tendo resultados como este, assim como as premiações referentes ao projeto. Nosso objetivo é trazer um real impacto através das marcas e transformar cada vez mais o mercado”, finaliza Saad.