Florianópolis – Acatmar lidera ação para retirada de redes fantasma na Ilha do Arvoredo

0
282
Divulgação/Acatmar
Divulgação/Acatmar

 

 

Ação faz parte da terceira temporada do projeto Limpeza dos Mares. Em sua terceira temporada, o projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (Acatmar) chega à segunda etapa neste ano com ação para retirada de redes fantasma na Reserva Marinha da Ilha do Arvoredo (pequeno arquipélago oceânico, visível da costa norte da Ilha de Santa Catarina). O evento será neste sábado (22), com saída do trapiche de Canasvieiras, às 7h30.  De acordo com Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da entidade, o objetivo é a retirada de restos de redes deixadas no fundo do mar por pescadores e que continuam matando a vida marinha. “Esses descartes se trancam nas pedras e são muito prejudiciais à fauna local”, afirma.

Ricardo Castelli, do ICMBio, chefe da reserva, ressalta a importância da ação. “Estes resíduos oriundos da pesca são muito nocivos, pois tornam a pesca praticamente ininterrupta. Essas redes matam caranguejos, garoupas, lagostas e tartarugas, entre outros animais. Estamos apoiando e ajudando na supervisão do projeto”, explica. Para o diretor de Mergulho da Acatmar, Álvaro Almeida, a iniciativa é mais que recompensadora aos entusiastas da atividade. “Contamos com dezenas de voluntários, todos unidos num mesmo objetivo comum e com prazer em ajudar”, diz.

Com sete etapas já realizadas, o projeto contabiliza mais de 25 toneladas de resíduos coletados por mergulhadores em diversas praias e ilhas da nossa costa. A ideia surgiu devido ao ímpeto da entidade em desenvolver a atividade náutica em Santa Catarina, cujo polo do setor é hoje o maior do país. Ferrari entende que o desejo desse crescimento tem de andar lado a lado com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. “É possível multiplicarmos estruturas náuticas e barcos na água sem prejudicar a vida marinha e depositar ainda mais dejetos no mar”, garante.

Entre os apoiadores estão também a Capitania dos Portos, ICMBio, Policia Federal – Nepom, GT Náutico de SC, Programa Mundo Mar, Companhia da Praia,  Bombeiros,  Parcel, Comcap, Fort Atacadista, Grupo Mil Comunicações.