São Paulo Boat Show: Volvo Penta lança nova geração do Glass Cockpit e e-Key Remote

0
324

slide2

As mais recentes tecnologias da Volvo Penta consolidam a posição da marca na vanguarda mundial em navegação. As inovações transformam os seus produtos em equipamentos intuitivos, simples e seguros, visando uma experiência agradável de navegação, independentemente de os proprietários e usuários de barcos serem profundos conhecedores da vida na água. “É a filosofia Volvo Penta de Easy Boating, ou Navegação Fácil”, explica Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South America.

São inúmeros os dispositivos e tecnologias que a Volvo Penta oferece. A nova geração do Glass Cockpit, por exemplo, ampliou a colaboração entre a Volvo Penta e a Garmin na criação de um sistema avançado de monitoramento e controle para facilitar ainda mais a navegação.

Disponível para embarcações de todos os tamanhos, o Glass Cockpit conecta a mais avançada tecnologia de navegação da Garmin com o Electronic Vessel Control (EVC), o sistema eletrônico de controle de embarcação da Volvo Penta. O aplicativo all-in-one está agora disponível para uso com as telas multifuncionais (MFD) séries 7600 e 8600. O Glass Cockpit proporciona uma série de benefícios. Veja abaixo os principais:

Layouts customizados, permitindo aos operadores decidir quando, onde e quais informações apresentar, aumentando a facilidade de uso.

Atribuir layouts customizados para botões específicos no controle e no joystick. Ao pressionar o botão designado, o usuário ativa a exibição automática da informação desejada para qualquer situação específica.

 

slide1

Telas de 7 a 24 polegadas, de lanchas esportivas a iates de grande porte.

Na prática, a integração de todas as funções significa que os pilotos têm acesso a todos os controles operacionais e de monitoramento em uma única interface. E ainda podem alterar os layouts para atender suas necessidades específicas. Certas funções de navegação, como operar em ré e usar o radar, requerem mais foco. Ao customizar a informação nos layouts e vinculá-las ao controle e ao joystick, o piloto pode pressionar o botão designado no joystick e acessar a visão da câmera de atracação na tela.

“No desenvolvimento do Glass Cockpit, pensamos sempre no ‘easy boating’”, diz Stefan Carlsson, diretor do segmento de diesel marítimo da Volvo Penta. É possível acessar tudo que é necessário saber sobre o barco nas telas: a situação, os alarmes, quais funções estão ligadas, e as funções como o Autopilot (Piloto Automático). O projeto all-

in-one elimina a necessidade de caixas pretas, monitores e antenas externas adicionais.

O sistema tem acesso a toda a linha de funcionalidades da Garmin Marine Network, como radar, sonar, plotador, mapas 3D, tabelas de marés, instrumentos, FUSION-Link, sensores, roteador digital, câmeras térmicas e GRID™.

Controle e acesso remoto com uma chave

A Volvo Penta também está lançando a e-Key Remote, a nova funcionalidade da Solução para Gestão de Bateria (Battery Management Solution). É a primeira chave no mercado náutico conectada e integrada ao sistema de propulsão do barco. “Agora,

desbloquear e dar partida no barco ficou muito parecido com dar partida em um carro”, declara Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America.

Todo Sistema de propulsão pode ser controlado usando apenas uma chave, que pode ser usada remotamente. Com a e-Key Remote, não há necessidade de procurar chaves de partida e disjuntores. Ambos são facilmente controlados remotamente de até 100 metros de distância. Também é possível conectar equipamentos elétricos adicionais na mesma chave, como as luzes, passarela ou guindaste, que podem ser acionados antes mesmo de se ir a bordo. O dispositivo ainda proporciona proteção antirroubo, já que toda e-Key está conectada a um identificador único de embarcação.

“Ao se aproximar do barco, basta pressionar a e-Key Remote para autorizar o usuário, ligar o sistema de baterias e acionar o sistema eletrônico de controle da embarcação (EVC). A bordo, é só dar a partida no motor e soltar as amarras! Ao sair do barco, apertar a chave desativa e bloqueia os sistemas e interrompe a energia da bateria”, diz Petter Andolf, líder de projeto da solução em Gestão de Bateria e e-Key Remote.

Navegação fácil e livre de problemas

A Solução em Gestão de Bateria inclui uma série de características inteligentes para proporcionar uma navegação simples e sem problemas. Se a carga da bateria estiver baixa, o Auxiliar de Partida (Start Aid) automaticamente “empresta” energia da bateria auxiliar. O sistema também fornece alertas sobre a condição da bateria, além de informação de diagnóstico para prevenção de futuros problemas potenciais.

Muitos barcos precisam de vários voltímetros para suas muitas baterias, geralmente localizadas em lugares diferentes. Com o Mostrador de Gestão de Bateria, toda essa informação pode ser acessada em um único mostrador na ponte de comando do barco. Os mesmos dados também estão disponíveis no mostrador normal do usuário ao ser ligado o barco. A informação inclui tensão, fluxo de corrente, tempo para carregada/descarregada e situação da bateria.

Como a unidade integrada inclui os roteadores, conexões, porta fusíveis, cabos, proteções e distribuidores de carga, mesmo instalações mais complexas ficam simples e fáceis. Isto também permite redução no número de componentes, chicotes de fiação e pontos de conexão, e menos fontes de possíveis falhas. Para proprietários de barcos, o resultado é um sistema mais completo e robusto e mais tempo passado na água.