Porto Alegre : IV Copa Brasil de Vela será realizada em março de 2017

0
258

fred

Competição irá definir a Equipe Brasileira de Vela para o início do ciclo dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A IV Copa Brasil de Vela, campeonato que definirá a Equipe Brasileira de Vela para o início do ciclo dos Jogos de Tóquio-2020, será disputada em março de 2017, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Inicialmente prevista para dezembro de 2016, a competição mudou de data pela necessidade de adequação ao calendário da Federação Internacional de Vela (World Sailing). A entidade que rege a modalidade no mundo marcou para o mês de fevereiro a definição das classes que farão parte do programa olímpico de Tóquio-2020.

“Não faria sentido iniciar o trabalho com a Equipe Brasileira de Vela antes da definição das classes que estarão em Tóquio”, explicou o diretor executivo da CBVela, Daniel Santiago. “O momento é de planejar e ter ações mais assertivas para iniciar o ciclo de forma consistente”.

Outra razão para a decisão foi a alteração de data do Campeonato Mundial da Juventude 2016, que passou para dezembro, coincidindo com a II Copa Brasil de Vela Jovem. O evento voltado para as futuras gerações da modalidade no Brasil também será realizado em março, paralelamente à IV Copa Brasil de Vela.

As duas competições nacionais serão organizadas pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Federação Estadual de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers), Veleiros do Sul Associação Náutica Desportiva (VDS) e Clube dos Jangadeiros (CDJ).

 

SOBRE A CBVELA


 

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem e a Richards como apoiadora oficial. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.