Como a vela oceânica tem se desenvolvido na Paraíba

0
125
 Foto: Phelipe Caldas / GloboEsporte.com/pb)
Foto: Phelipe Caldas / GloboEsporte.com/pb)

A vela tem se desenvolvido bastante em 2016 na Paraíba, graças à criação da Flotilha de Oceano de Cabedelo, também conhecida como FOCA. Abaixo mostramos um relato do Capitão de Flotilha Edvaldo Sobreira Barbosa, que tem feito um excelente trabalho e divide aqui algumas ideias para outras flotilhas:
“A Flotilha da Paraíba, que estava inativa desde 2012 foi reativada em janeiro deste ano e chamada de FOCA – Flotilha de Oceano de Cabedelo, uma vez que todos os veleiros de Oceano estão fundeados no Rio Paraíba, na cidade de Cabedelo, Grande João Pessoa.
Por dispor de tempo e ser um amante do esporte à vela, elaborei um plano de trabalho, visando a integração de todos os velejadores de oceano da Paraíba, e, com apoio de alguns velejadores foi elaborado o calendário FOCA para o corrente ano. Como resultado fui eleito Capitão da Flotilha e estou desde então formando outros entusiastas para dar continuidade a missão.
Devido à falta de medição dos veleiros, em sua maioria multicascos, além da falta de experiência em regatas de muitos comandantes, sugeri para este primeiro ano (e foi aceito) a adoção de um rating estatístico, medindo o conjunto barco-tripulação, como treinamento e motivação especial para os iniciantes.
Em cada Regata é efetuado o cálculo do FCT de cada barco, tomando como 1 o FCT do barco que chegou em primeiro em cada grupo, monocasco, catamarã e trimarã, o FCT médio das regatas realizadas, servirá para correção dos tempos da próxima regata. Dá um pouco de trabalho, porém minimiza o erro.
Para o ano de 2017 utilizaremos o MOCRA para os multicascos e BRA-RGS para os monocascos.

Já foram formados dois medidores BRA-RGS e estamos aguardando a vinda de um medidor de Recife para medir um trimarã e na ocasião serão treinados e qualificados mais dois medidores MOCRA, possibilitando a medição de todos os multicascos da FOCA.
Procuramos fazer contatos com a Mídia da Paraíba para maior divulgação do esporte à vela, o que tem dado resultados.
A FOCA, abriu o Calendário de Vela da Paraíba, evento que era monopólio dos monotipos no mês de março (após o carnaval).

Com a motivação da mídia estamos viabilizando patrocinadores o que barateia em muito os custos das regatas.
A interação da FOCA com a Capitania dos Portos da Paraíba está excelente, tendo em todas as regatas apoio da Marinha, que além de fazer constar no aviso aos navegantes, dispõe de uma embarcação para apoio/fiscalização.
Este ano, está programado para o dia 4 de dezembro uma Regata da Foca em homenagem à semana do Marinheiro”