Sábado tem regata Baía Sul na Ilha de Santa Catarina

0
360

F

Pelo belo entardecer desta sexta feira tudo indica que amanha vamos ter bons ventos para mais uma regata promovida pelo Iate Clube de Santa Catarina comandado pelo Comodoro Alexandre Back.
Válida como sexta etapa da Copa Veleiros de Oceano, realizada anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina, a Regata Baía Sul marca o retorno das competições de vela oceânica em Florianópolis após a pausa de meio de ano. Participam do evento nesse sábado, 27, as classes ORC, RGS, C30, HPE25 e Início/Retorno, com percurso sendo realizado na Baía Sul, com o próprio nome da regata sugere.

A largada acontece às 12 horas na Baía Sul, próximo a Ponte Pedro Ivo Campos. De lá os velejadores realizam um percurso com a primeira boia sendo contornada próximo ao Veleiros da Ilha seguindo para a Ponta de Coqueiros, onde outra boa será contornada. A Regata segue para a baía de São José onde os veleiros mais velozes cumprem três pernas de barla-sota, enquanto os mais lentos rumam para a próxima boia. Por fim, as embarcações seguem para a Ponta de Coqueiros e completam o trajeto em frente ao Iate Clube de Santa Catarina.

A expectativa para o retorno da Copa Veleiros de Monotipos é enorme uma vez que as previsões para esse sábado são bem animadoras com ventos nordeste variando de 8 a 12 nós para o horário da competição.

Até o momento foram disputas cinco etapas da Copa Veleiros de Oceano: Regata Centro-Jurerê (fevereiro), Regata Cidade de Florianópolis (março), Regata Fortalezas (abril), Regata Tripulação (junho) e Regata Lineares (junho). Após a Regata Baía Sul estão programadas a Regata Arquipélago (setembro), Regata Mormaii(outubro), Regata Marejada (novembro) e a Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o calendário náutico do ICSC no mês de dezembro.