Brasília sedia o Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre a partir de sábado

2
171

 

 

 

voo livre

-A cidade de Brasília (DF), capital federal do Brasil, prepara-se para receber a partir de sábado (27) o Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre. O evento servirá como teste para o Mundial na modalidade asa delta, marcado para 2017, também no mesmo local. As atividades terão início no sábado (27), dia para treinos livres e cerimônia de abertura, com competições entre o domingo (28) e o dia 3 de setembro. O local que receberá os voos fica a cerca de 1.000 metros de altitude e localiza-se a 92 km de Brasília, chamado de Rampa do Vale do Paranã, no município de Formosa (GO) e por possuir clima seco atrai atletas brasileiros e estrangeiros praticantes do esporte.

Ao todo, pilotos de 22 países já estão confirmados na competição. “Há pouco mais de dez anos, mais precisamente em 2003, foi realizado em Brasília o Campeonato Mundial com a presença de 120 pilotos. Para o Pré-Mundial neste ano e para o Mundial em 2017 temos autorizados pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional) a abertura de 150 vagas, das quais 130 já estão preenchidas. O fato é que pilotos de todo o mundo desejam voar aqui”, comenta Beto Schmitz, membro do conselho técnico da CBVL e organizador do evento.

Conhecida mundialmente como a “Havaí do Voo Livre”, Brasília é um dos locais ideais para a prática de voos livres no País. A cidade possui ventos predominantes do quadrante leste e o clima bastante seco nesta época do ano, que proporcionam voos fantásticos de até cinco horas de duração. As correntes térmicas são aproveitadas pelos pilotos para ganhar altura e realizar voos de até 170 km de distância, utilizando somente as forças da natureza.

Países confirmados – 130 pilotos já estão confirmados de um total de 22 países. São eles: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Itália, Japão, Liechtenstein, México, Noruega, Paraguai, Suécia, Suíça Ucrânia e Venezuela.

O Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre na modalidade asa dela é patrocinado pela Caixa e Governo Federal. Tem o apoio de Mormaii, Sol Paragliders, Eco Bocaina, Buriti Água, SuperAr Escola de Voo Livre, UTI Vida, SportFisio, Governo do Distrito Federal, Secretaria de Esporte, Prefeitura de Formosa, Força Aérea Brasileira e Corpo de Bombeiros de Goiás. Tem como hospital oficial HOME “Cuidando da saúde dos atletas”. A realização é da Confederação Brasileira de Voo Livre e Zenith Marketing.

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.