Turismo em Pauta – jornalista Zeni Rates

1
232

Turismo em Pauta

jornalista Zeni Rates


Coluna – 06


 

Slide1

 





 

Jornalista Rosy Cardoso recebe Troféu Cataratas

Slide2

Durante reunião do Conselho Paranaense de Turismo, no último dia 08, no auditório da ABAV-PR, em Curitiba, foi entregue à jornalista Rosy de Sá Cardoso o Troféu Cataratas do Centenário, como homenagem e reconhecimento ao seu incansável trabalho em prol do turismo paranaense. Rosy foi escolhida junto com cinco outras personalidades, que receberam a homenagem durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. O troféu foi instituído pela seccional paranaense da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). Em sua 19ª edição, o troféu, viabilizado com apoio da Paraná Turismo, recebeu o nome de “Cataratas do Centenário” em homenagem aos 100 anos do turismo no Paraná e marcar a histórica visita de Alberto Santos Dumont a Foz do Iguaçu e às Cataratas do Iguaçu, em 1916. O fato resultou no “descobrimento” das Cataratas, com a posterior criação do Parque Nacional do Iguaçu e sua recente eleição como uma das Sete Maravilhas da Natureza. A entrega do troféu foi feita pelo presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Gimennes e pelo presidente da Abrajet-PR, Antônio Claret de Rezende, que saudou Rosy de Sá Cardoso e fez breve relato de seus 50 anos de trabalho no jornalismo, muitos deles voltados ao turismo. “Viajante contumaz, Rosy é exemplo de dedicação e pioneirismo, pois começou a escrever em jornal em 1948 e, desde 1969 escreve sobre turismo, primeiro no extinto Diário do Paraná, e depois, até os dias atuais, na Gazeta do Povo, onde criou e foi editora do Caderno de Turismo”, lembrou Claret de Rezende. Rosy que ainda comparece diariamente à redação do jornal, agradeceu a homenagem, embora se dizendo avessa a elas. Mas frisou que recebia com satisfação e muito honrada, reconhecendo ser muito melhor que venha em vida… Foi aplaudida em pé por todos os presentes. O troféu foi criado pelo renomado artista e escultor paranaense Luiz Fernando Gagliastri. Fotos: Paulo Mosimann/Paraná Turismo.




 

Brasil, uma potência turística?

 Slide3

 Recebendo menos de sete milhões de visitantes estrangeiros ao ano, o Brasil caminha para se tornar uma potência turística mundial, segundo opinião do ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. “O Brasil recebe hoje menos visitantes internacionais do que a Torre Eiffel (Paris). Estamos falando de um país e de uma atração turística. Isso vai mudar. Os Jogos elevarão o patamar do Rio de Janeiro e do Brasil como destinos turísticos e seremos uma potência nesta atividade”, disse Padilha, na abertura da Casa Brasil, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Segundo ele o país não aprendeu a olhar para seu interior. “A Casa Brasil faz um Raio X da nossa Nação. Apresentamos nossas riquezas e dádivas da natureza espalhadas pelo nosso território. Trouxemos para dentro desta Casa o que há de mais belo no país e quem vier vai conhecer melhor nosso potencial. Tenho certeza que o Brasil se tornará uma potência turística”, afirmou. Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, os Jogos só fazem sentido se o país souber mostrar ao mundo seu potencial e ele acredita que o país está fazendo seu dever de casa. “A Casa Brasil revela um aperitivo do que o visitante pode encontrar no país” afirmou.

Fonte: www.panrotas.com.br





 

Limpando o Mundo

 Slide4

 

O Clean Up The World ou Limpando o Mundo é um evento de mobilização voluntária com o objetivo de conscientizar as pessoas para o problema do lixo (resíduos) em praias, rios e lagos. É uma ação mundial, apoiada pela ONU, iníciada na Austrália em 1993, tendo se espalhado para mais de 25 países, contando com mais de 35 milhões de voluntários. No Brasil, iniciou em 2003, em Copacabana através do projeto Limpeza na Praia, realizado pelo Instituto Ecológico Aqualung. Desde 2006 a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), através do Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos

(LGVR) do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, aderiu ao projeto. Desde então o público tem sido crescente e o interesse na defensa do meio ambiente visto como prioridade. Este ano acontecerá a 11º edição do UNIVALI Limpando o Mundo, em pontos estratégicos dos municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Penha e Itapema. Organizado pelo Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, o objetivo é integrar acadêmicos, docentes, e comunidade em uma atividade de cunho ambiental, através de ações sobre a necessidade de coleta e disposição adequada dos resíduos sólidos.

 




 

Só no digital?Não se engane

 Slide5

 

Engana-se quem pensa que o consumidor ao procurar um destino turístico, recorre apenas ao meio digital para definir seu roteiro. Levantamento realizado pelo portal Mercado e Eventos põe por terra essa afirmativa. Entre os internautas que acessam o portal, 67% respondeu que recorre aos guias impressos na busca de informações de destinos. Apenas 33% responderam que usam o meio digital para a busca. Portanto, o material impresso é uma importante ferramenta na conquista do turista e continua mais atual do que nunca. Pergunta feita: Você utiliza guias impressos para consultar informações sobre destinos? Resposta: SIM (64%) – NÃO (36%).




 

coluna anterior: https://regatanews.com.br/turismo-em-pauta-jornalista-zeni-rates-4/

 

 

 

Comments are closed.