Rio 2016 – Thiago Braz é ouro no salto com vara e quebra o recorde Olímpico

0
390
mudtTM8c

 

 

 

 

  • Thiago Braz em ação na fase classificatória: medalha de prata

O brasileiro Thiago Braz alcançou um feito duplamente incrível na noite desta segunda-feira (15), no Estádio Olímpico. Ele conquistou a medalha de ouro no salto com vara e quebrou, assim, o recorde Olímpico da modalidade. É a primeira vez que o Brasil conquista uma medalha na prova, bem como o primeiro pódio do atletismo brasileiro no Rio 2016.

Com um salto de 6,03m, o atleta de 22 anos deixou para trás o francês campeão Olímpico da prova em Londres 2012, Renaud Lavillenie, que não superou o sarrafo em 5,98m. A medalha de bronze ficou com o norte-americano Sam Hendricks, que ficou nos 5,85m.

Aos gritos de “vai, Thiago” e “eu acredito”, o brasileiro teve atuação surpreendente ao superar a melhor marca da carreira até então, que era de 5,95m. Na competição, além do francês, deixou para trás outros grandes nomes da prova, como o tcheco Jan Kudlicka e o polonês Piotr Lisek.

A conquista da medalha de ouro enoloqueceu ainda mais o estádio, que já pegava fogo durante a prova. Primeiro, surgiram os gritos de “é campeão”. Depois, o campeão Olímpico deu a volta Olímpica enquanto o sistema de som do Estádio Olímpico tocava “País Tropical”, de Jorge Ben Jor. Sem sombra de dúvidas, “um brasileiro abençoado por Deus”.