Rio 2016: Kleber Ramos faz sua estreia no ciclismo de estrada

0
472

 

Alex Santos / PortalR3
Alex Santos / PortalR3

São Paulo (SP) – O paraibano Kleber Ramos, também conhecido como Bozó, faz neste sábado (6) sua estreia nos Jogos Olímpicos. Aos 30 anos, Kleber chega em boa forma ao principal desafio de sua carreira e terá ao seu lado o experiente atleta Murilo Fischer, também integrante da seleção brasileira de ciclismo. A prova de resistência do ciclismo de estrada masculina terá início às 9h30, no Forte de Copacabana, e contará com 144 ciclistas de 62 países.

“Para mim é a realização de um sonho. Sempre lutei para alcançar essa conquista tão importante na minha carreira, que é poder disputar as Olimpíadas”, destaca Kleber Ramos. “Acredito que esteja na melhor forma no ciclismo. Estou me preparando nestes últimos meses, realizando treinos árduos em um percurso parecido com o da prova. Tenho feito sempre a mesma quilometragem e espero fazer uma grande apresentação e conquistar um resultado de destaque para o Brasil”, completa Bozó.

O percurso de 237,5 km com subidas íngremes, que chegam a 5.184 metros de ascensão, tem largada e chegada no Forte de Copacabana. Os ciclistas passam por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como as praias de Ipanema e Leblon, a Vista Chinesa, o Jardim Botânico e o Parque Nacional da Tijuca. A parte mais difícil do circuito será na Reserva da Praia de Grumari, com serra sinuosa e pista com trechos em paralelepípedos.

Um ano atrás, durante o Aquece Rio, Kleber Ramos foi o sétimo colocado da prova que contou com percurso reduzido de 165 km. “Disputei o evento-teste para a Rio 2016 há um ano. O circuito é muito seletivo e possui muitas subidas íngremes. Por isso, vai selecionar bastante o pelotão com o passar dos quilômetros. Meu desejo é o de conquistar uma medalha olímpica”, destaca o ciclista paraibano.

XTerra México – A atleta Sabrina Gobbo (Trek/Shimano/Pearl Izumi) está em Tapalpa, em Jalisco (MEX), onde disputará o XTerra México. A etapa faz parte do Campeonato Pan-Americano de XTerra e terá 1.500 m de natação, 30 km de ciclismo de montanha (MTB) e 10 km de corrida, a trail run. Após a quinta colocação na etapa do XTerra República Dominicana, Sabrina ocupa a quarta colocação do ranking Pan-Americano, entre cerca de 40 participantes.

Warm Up SC – As cidades de Florianópolis e São Pedro de Alcântara receberão neste fim de semana a inédita disputa do Warm Up Santa Catarina da Brasil Ride, ultramaratona que conta com patrocínio da Shimano, empresa responsável pelo serviço de auxílio aos ciclistas durante a competição, o Suporte Neutro.

A marca japonesa estará representada pelos catarinenses Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) e Érick Bruske (Specialized Racing BR). Ambos começam a competir no sábado, com o prólogo de 16 km, e no domingo será a vez de enfrentar o desafio histórico no MTB brasileiro, com altimetria acumulada de 3.719 metros e 108 km de percurso.

Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007.

A empresa estará no Rio de Janeiro durante o mês de agosto apresentando o Lounge Shimano: um espaço aberto ao público, montado em uma carreta customizada pela empresa Truckvan. O Lounge será um centro de experiência, entretenimento e cultura sobre a bicicleta por ocasião dos Jogos Rio 2016, localizado em frente ao Hotel Royal Tulip, no Bairro de São Conrado, de 2 a 22 de Agosto.