Turismo em Pauta com a jornalista Zeni Rates

0
158

 

turismo

 



Turismo em Pauta – Zeni Rates


zenirates@midiatur.com.br
Coluna  02 – 15/7-

Florianópolis prestes a ganhar marina e parque urbano

 

Foto 01 - Marina de Fpolis

Finalmente parece estar próxima a aprovação dos projetos que permitirão a Florianópolis ganhar a sonhada marina e parque urbano. Após análise dos projetos entregues à Prefeitura Municipal para implantar o Parque Urbano e a Marina na Av. Beira Mar Norte, pelas empresas ARK7 Arquitetura e a AJX & Karolyne Soares, foi definido o perfil do projeto que servirá de base à elaboração do edital de licitação da concessão. Com a avaliação do grupo técnico e dos consultores de “notório saber”, a ARK7 Arquitetura teve a maior pontuação no estudo arquitetônico e urbanístico preliminar e no de viabilidade econômico-financeiro. Já a AJX & Karolyne Soares teve maior pontuação nos estudos de territorialidade, impacto simplificado, diagnóstico ambiental e aspectos legais. A Lei de Concessão foi encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores, para elaboração e lançamento do edital de licitação de concessão para realização da obra. A concessão será de 30 anos à empresa que implantar o projeto, tempo considerado necessário ao retorno dos investimentos feitos pela iniciativa privada.



 

Luiza Lins e sua paixão pelo cinema

Foto 03 - Luiza Lins

A catarinense Luiza Lins, diretora Geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis que começou dia 02 e vai até dia10/07, é o que se pode chamar de pessoa apaixonada por cinema. Seu longo currículo registra trabalho dedicado ao cinema e tevê, com passagens pela TV Cultura de São Paulo, teatro, apresentação de telejornais, além de produtora de documentários, entre os quais a “Arquitetura na Ilha de Santa Catarina” e “O Capitão Imaginário”. Produziu o programa “A Escola na TV”, do Governo de Santa Catarina e produções voltadas à educação. Em 2002 ele criou a Lume Produções Culturais através da qual idealizou e realizou a 1ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, visando a inclusão social e a educação através do cinema. O evento é realizado anualmente em Florianópolis com grande sucesso. A edição deste ano começou dia dois e vai até dia 10 do corrente.



 

Acatmar é Empresa Cidadã ADVB/SC 2016

Foto 04 - Acatmar

 

Mudar a realidade da história náutica de Santa Catarina rendeu à Acatmar um reconhecimento inédito, entre os mais importantes da entidade. A associação foi uma das vencedoras do prêmio Empresa Cidadã 2016, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil de Santa Catarina (ADVB/SC). O prêmio reconhece iniciativas de empresas e instituições que lutam pela preservação ambiental e o desenvolvimento cultural. O prêmio foi conquistado com o case Limpeza dos Mares Acatmar – problema invisível, solução limpa para o litoral. Desde 2014 com ajuda de parceiros, a entidade já coletou mais de 25 toneladas de material descartado, prejudicial à vida marinha e potencial risco a banhistas, mergulhadores e embarcações.



 

“Cinema de Inverno” no Bombinhas Summer Beach

Foto 05 - Cinema em Bombinhas 02

Na praia de Bombinhas outra iniciativa criativa garante a movimentação do Bombinhas Summer Beach Hotel & Spa na baixa estação e permitir aos professores desenvolver atividades fora da sala de aula com seus alunos. Através da ação educativa “Cinema de Inverno”, estudantes da rede de ensino municipal são convidados a assistir filmes nas dependências do empreendimento. A ação é desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. O objetivo é oferecer aos mestres oportunidade de realizar ações educativas fora do ambiente da escola. Sem dúvida, uma iniciativa que merece aplausos.




 

Começam as filmagens sobre bulling

Foto 06 - Início gravaçõs Bulling

A Lagoa do Peri, um dos cartões portais de Florianópolis, é um dos cenários eleito pela equipe do Projeto Pipoca, do Instituto Lagoa Social, para as filmagens do curta sobre bulling. O filme será usado como instrumento de educação, debates e conscientização sobre o tema, pouco discutido no Brasil e que provoca mal estar e sofrimento a crianças e jovens, vítimas de agressões e maus tratos no ambiente escolar, social e familiar. Os atores vêm sendo orientados pela professora de teatro Letícia Soares que ministrou aulas de atuação aos meninos e meninas que participam da produção. Antes das filmagens eles recebem aulas práticas de standup para relaxar e melhorar o desempenho frente às câmeras.




 

Uma cidade quase parando

Foto 07 - Caos urbano

 

 

Um dos temas mais polêmicos em Florianópolis é a mobilidade urbana, ou melhor, a imobilidade como preferem os mais críticos. Com o crescimento desordenado da capital catarinense, o deslocamento é um desafio permanente. Na temporada de verão, com a chegada de milhares de turistas, deslocar-se de carro ou transporte público torna-se uma verdadeira tortura. Em busca de luz para o problema, diversos especialistas estarão na cidade nos meses de julho e agosto para ampliar as discussões sobre o sistema viário da capital e Grande Florianópolis e buscar soluções ao problema.




Edição

Diretor de Redação – Adilson Pacheco –
MTB: 0002362/SC
E-mail: adilsonpachecoredacao@gmail.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/adilson.pacheco.75
Facebook: https://www.facebook.com/Regata-News-698702346874230/?fref=ts
Issuu: https://issuu.com/regatanew_sc
http://www.dailymotion.com/adilson-pacheco1
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/adilson-pacheco-6337a24a