Extreme Sailing Series 2016 – Qingdao, China – relatada pelo jornalista Rodrigo Moreira Rato

0
822

 Slide2


Extreme Sailing Series 2016 – Qingdao, China.



Correspondente na Europa: jornalista Moreira Rato



Um grande abraço para todos os leitores do Regata News, e quem sabe um dia também teremos um team do Brasil a competir connosco.
Até breve,
Rodrigo



Slide2

A cidade sede da vela nos Jogos Olímpicos de Pequim, acolheu mais uma vez o circuito das Extreme Sailing Series, desta vez com o aliciante de ter entre as equipas participantes o SAIL Portugal.
Depois da nossa participação na primeira etapa em Omã, viemos para a China com a expectativa de aprender mais sobre os catamarans “voadores” GC32, pois estamos a competir com equipas muito experimentadas neste tipo de regatas muito curtas, e barcos super-radicais.

Para esta parada na China fizemos uma pequena/grande atração no nosso team, saiu o gigante kiwi Winston Macfarlane (foi pai durante o evento, e o Team Soft Bank Japan precisou dele para a parada da America’s Cup em Nova Iorque) e entrou mais um jovem promissor português, o João Matos Rosa. A restante equipa manteve-se com o Diogo Cayolla como skipper, o experiente espanhol Javier de la Plaza, o “Superman” (assim lhe chamavam as garotas na China) Luís Brito, e o Bernardo Freitas, o treinador é o medalhado olímpico Nuno Barreto, e shore-crew manager é como sempre o Gil Conde, e eu como responsável de mídia e comunicação.

No circuito também estão presentes os portugueses João Cabeçadas no Alinghi (duplo vencedor da America’s Cup, e shore crew-manager), bem como o Renato “King”Conde (proa e shore-crew manager do SAP Extreme Sailing Team).

As previsões meteorológicas previam ventos muitos fortes e mau tempo, mas para nossa sorte falharam, e saiu vento bem fraco e inconstante durante os três primeiros dias, só no último dia o vento estava com 8/10 nós e rajadas de 12/14. No primeiro dia só se disputou uma regata, na qual ficamos em segundo, e não deu para mais pois o vento não chegava, no segundo dia fizemos um dia perfeito nas seis regatas disputadas, com três excelentes 2º e sendo o pior resultado um 5º, com isto no final do dia estávamos empatados no primeiro lugar com os suíços do Alinghi, no terceiro dia fizemos mais seis regatas e mantivemos a nossa excelente performance, terminando o dia na 3ª posição da geral, atrás do Alinghi e do Oman Air, no último dia de competição o vento entrou mais forte e também apareceu um nevoeiro muito denso, as três primeiras regras não nos saíram bem, mas fizemos um segundo na quarta, e um 5º na sexta e última, o que deu para terminar num muito bom 5º lugar da geral, sobretudo para quem está a aprender e não tem expectativas de grandes resultados neste primeiro ano.

O mais importante desta segunda presença foi confirmar a nossa capacidade de sermos muito competitivos em ventos fracos, e o reconhecimento das outras equipas da forma como bem navegamos neste evento.

 




 


 

Extreme Sailing Series™ Act 2, Qingdao classificações após o 4º dia, e 18 regatas disputadas (02.05.16)


 

Classificação / Equipa / Pontos

1º Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei, Yves Detrey 187 pontos.

2º Oman Air (OMA) Morgan Larson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Ed Smyth, Nasser Al Mashari 181 pontos.

3º Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Stewart Dodson, Adam Piggott, Brad Farrand 166 pontos.

4º Land Rover BAR Academy (GBR) Bleddyn Môn, Leigh McMillan, Michael Barnes, Adam Kay, Neil Hunter 162 pontos.

5º Sail Portugal (POR) Diogo Cayolla, Bernardo Freitas, Javier de la Plaza, Luís Brito, João Matos Rosa 156 pontos.

6º SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Køstner, Mads Emil Stephensen, Pierluigi De Felice, Renato Conde 156 pontos.

7º China One (CHN) Taylor Canfield, Chris Steele, Shane Diviney, Hayden Goodrick, Luke Payne, Liu Xue 146 pontos.

8º Team Turx (TUR) Stevie Morrison, Tom Dawson, Tom Buggy, Martin Evans, Brad Funk 138 pontos.

 


Extreme Sailing Series™ 2016 classificação geral


 

Classificação / Equipa / Pontos


 

1º Oman Air (OMA) 23 pontos.

2º Alinghi (SUI) 21 pontos.

3º Red Bull Sailing Team (AUT) 21 pontos.

4º Land Rover BAR Academy (GBR) 19 pontos.

5º SAP Extreme Sailing Team (DEN) 15 pontos.

6º Sail Portugal (POR) 13 pontos.

7º One (CHN) 13 pontos.

8º Team Turx (TUR) 11 pontos.