André Fonseca Bochecha estréia no Circuito Ilha de Santa Catarina

0
138

 

veleiros 34

 

Itajaí Sailing Team com técnico internacional na temporada 2016. O velejador André Fonseca,desportista de três edições da Volvo Ocean Race estréia nesta quarta-feira, 27 de janeiro, no Circuito Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.


Edição-Adilson Pacheco
adilsonpachecoredacao@gmail.com
Fonte -Maycon Cosme
Buriti Jornalistas Associados
Post -26/1-22:12


 

Itajaí Sailing Team – que representa a cidade em competições nacionais de vela – se prepara para brigar pelo título da 27ª edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, que será disputada em Florianópolis de 27 a 30 de janeiro. A competição marca a estreia do velejador André Fonseca, o Bochecha, como treinador da equipe que tem no comando o velejador Marcelo Gusmão.

A prova é considerada uma das três maiores do País. O time itajaiense – vice-campeão da edição 2015 da competição – este ano vai disputar o circuito na classe IRC, a bordo de um veleiro teste modelo HPE30. O novo barco oficial do time – um veleiro de 40 pés – será apresentado ao público entre o final de fevereiro e o começo de março.

A IRC é uma regra

de classificação que permite que diferentes projetos de barcos de oceano possam participar da mesma regata. O “rating” de cada barco é calculado levando-se em conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado, área de vela, entre outros. O corretor de tempo resultante, o chamado “TCC”, é o handicap do barco. Depois da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada barco é multiplicado pelo seu TCC, resultando no tempo corrigido. O barco com o menor tempo corrigido é o vencedor da regata.

De acordo com Alexandre dos Santos, coordenador do Itajaí Sailing Team, o desafio para 2016 é manter o bom desempenho da temporada passada e conquistar títulos. Ele acredita que a participação efetiva de Bochecha como técnico do time favorecerá o desenvolvimento da equipe.

O formato do 27º Circuito Oceânico
da Ilha de Santa Catarina é composto por seis regatas, sendo uma delas longa e cinco barla-sota, que poderá ser substituída por uma média. Todas as disputas têm início às 12h, exceto no dia de regata de percurso longo, que tem sinalização de partida uma hora antes, às 11h. A equipe do Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Multilog, JBS, Brasfrito e Poly Terminais.