Verão- Praias de Santa Catarina têm 154 pontos próprios para banho

0
298

BALEABILIDADE (1) (1)

 

 

As consultas dos pontos próprios e impróprios para banho e o histórico estão à disposição O site da Fatma pode ser acessado no www.fatma.sc.gov.br e o aplicativo está disponível para Android.


Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Claudia De Conto
FATMA
Post -23/12-16:28


 

O relatório das condições das praias catarinenses, divulgado,18/12, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), traz 154 pontos próprios para banho, o que representa mais de 70% dos locais analisados. Na Ilha de Santa Catarina/Grande Florianópolis/Capital, 69% apresentam boas condições e 30% estão impróprios. No interior, 75% estão próprios e 25% inaptos.

O relatório aponta que 12 pontos passaram a ser impróprios para banho e outros seis passaram a ser próprios em relação ao relatório anterior. “Para o banhista ter certeza das condições da praia, sempre indicamos que ele consulte o histórico daquele ponto. Santa Catarina tem praias belíssimas e com boas condições para o banho”, explica o Marlon Daniel da Silva, responsável técnico da Fundação.


  • As consultas dos pontos próprios e impróprios para banho e o histórico estão à disposição O site da Fatma pode ser acessado no www.fatma.sc.gov.br e o aplicativo está disponível para Android.

 

Como é feito


 

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente. O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As coletas


 

 

são realizadas nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário da Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.