Porto Alegre – Uruguaios vencem o Campeonato Brasileiro da classe J24

0
109

veleiros (1)Flotilha disputa o Sul-americano, que começa nesta sexta-feira e segue até domingo no Veleiros do Sul


Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Ane Meira Mancio
Veleiros do Sul
Post-28/11-9:40


 

O Campeonato Brasileiro da classe J24 encerrou na quinta-feira,26/11, no Veleiros do Sul com a vitória antecipada da equipe do Extasis, de Punta del Este. Em segundo lugar ficou o barco Eurus, de Ronaldo Senfft, do Rio de Janeiro e em terceiro o gaúcho Iuca, de Ronaldo Ruschel. A tripulação uruguaia formada por Pedro Garra, Juan de Azúa, Iván Guicheff, Alejandro Carluccio e Matias Garcia foi para raia apenas a passeio sem precisar competir nas duas últimas regatas porque já estava com o título garantido após sete vitórias consecutivas. Depois de três dias de vento forte aproveitaram para relaxar e tirar o barco da água para uma limpeza do casco para o Sul-americano que começa nesta sexta-feira também no Veleiros do Sul.

“O campeonato brasileiro foi muito disputado, velejamos bem e no Veleiros do Sul me sinto como em casa, isso também contribui para nos dar tranquilidade. A flotilha que estará no sul-americano terá outras tripulações da argentina de bom nível e a brasileira deverá andar bem mais em condições de vento diferentes da que tivemos. Portanto, nossa expectativa é de um campeonato bem distinto do brasileiro e vamos ver o que acontecerá na raia”, comentou Pedro Garra que foi campeão uruguaio de J 24 em 2011.

Na vice colocação ficou o time de Niterói formado por Ronaldo Senfft, Phillip Kemp, Juliana Senfft, Andrea Nicolino e Fernando Goia. Ronaldo, medalha de ouro na classe Soling na Olimpíada de Los Angeles em 1984, destacou o equilíbrio técnico dos competidores.

“A competição estava excelente, fazia alguns anos que não velejava num campeonato com tanto vento. A flotilha nacional andou sempre embolada nas regatas, com o pessoal chegando junto. Nós também iremos correr o Sul-americano e vamos em busca de um bom resultado”, disse o comandante do barco Eurus.

A tripulação gaúcha do Iuca, que teve Rogério Ruschel, Andre Gick, Fábio Ribeiro e Mariana Teixeira (Francisco Ruschel) ficou apenas um ponto atrás dos vices colocados. O trimmer e tático André Gick disse que “a terceira colocação foi um resultado que deixou a equipe satisfeita, pois foi uma disputa em condições duras, com muito vento e que isso dificultou o desempenho do barco”.

O Brasileiro de J 24 teve as duas últimas regatas disputadas nesta tarde com vento leste de 14 nós de intensidade, bem menos que os dias anteriores quando chegou a ter até 32 nós nas rajadas. A equipe C’est la Vie Sailing Team, comandada por Henrique Dias venceu as duas regatas e terminou em quarto lugar na classificação geral. Participaram nove barcos do Brasil, Argentina e Uruguai. Na premiação, a presidente nacional da classe J24 Andréa Nicolino agradeceu ao Veleiros do Sul pela realização do campeonato e disse que ficou muito satisfeita em constatar no Sul muitos jovens velejando na classe. Ela finalizou, convidando as tripulações da Argentina e Uruguai a seguirem marcando prsença nos campeonatos brasileiros.


Final de semana


A atenção da flotilha de J24 agora é para o Sul-americano da classe J24 que começa nesta sexta-feira e vai até domingo no Veleiros do Sul com 12 barcos inscritos dos três países.