Brasil agora é a nossa vez….Eduardo Penido e  Renato Araújo deve terminar a regata de 10 mil quilômetros  no  domingo

0
451

 

 

 

 

 


Vetra 6Brasil depois da vitória das duplas francesas…..agora a festa é verde amarela


Especial -Flávio Perez
TJV
Post:21/11-10:03


 

 

http://dai.ly/x3dwb0t

Brasil depois da vitória das duplas francesas…..agora a festa é verde amarela. A primeira dupla brasileira da história da Transat Jacques Vabre deve terminar a regata de 10 mil quilômetros – considerada a maior travessia transatlântica do mundo – no próximo domingo (22), após 28 dias de prova desde Le Havre, na França. O campeão olímpico Eduardo Penido e o empresário Renato Araújo sustentam a sexta colocação na Classe40 e navegam paralelamente à costa do Rio de Janeiro (RJ). As próximas 48 horas serão decisivas para o sucesso do Zetra, já que outros três barcos na sua proa. ”A opção de ficar contra a corrente e um pouco distante do litoral deu certo desde o Recife. O Eduardo Penido conhece bem a região e acredito que a escolha foi importante para diminuir o tempo de chegada”, disse Renato Araújo. O barco está aproximadamente 200 quilômetros distante da costa. ”Vamos ter uma última frente fria nas últimas horas e não podemos errar na estratégia”.

Os brasileiros sustentam a posição desde a primeira semana de prova. A regata é tradicional por pegar mar ruim no início, principalmente no Golfo de Biscaia. Depois teve a passagem pelo marasmo dos Doldrums e a descida pela costa nordestina. ”Nós conseguimos melhorar o rendimento por fazer o barco andar mais e também por conhecer um pouco a região. Se deixar o pessoal nos pega. Acredito que será difícil tirar essa vantagem”, concluiu Renato Araújo.

A tripulação do Zetra quer uma festa na chegada em Itajaí (SC) com comida tradicional e muita gente no píer da marina local. A previsão é que o barco termine a prova entre a tarde e início da noite de domingo. O campeão da Class40 foi o barco Le Conservateur, formado pelos franceses Yannick Bestaven e Pierre Brasseur.