Maiores barcos do mundo fazem regata inédita entre Itajaí e Itapema

0
309

 

Itapema (1)

 

 

Depois de Itajaí – agora é a vez de Itapema. Macif e Sodebo farão uma prova de exibição, que poderá ser vista pela população neste domingo (8)


 

Edição – Adilson Pacheco
Fonte – Onboardsports
Post – 7/11-17:49


Ultime A Transat Jacques Vabre promove, neste domingo (8), uma regata de exibição entre os barcos campeões da classe Ultime. A prova será entre Macif e Sodebo, campeão e vice da categoria. Os multicascos gigantes largam a partir das 12h para um percurso de 35 milhas (65 quilômetros) de ida e volta entre Itajaí e Itapema ”Depois de 13 dias atravessando o Atlântico, os bravos velejadores farão mais uma regata para prestigiar os fãs da Transat Jacques Vabre. Podemos dizer que será mais uma exibição do que uma prova rápida, principalmente por causa dos ventos. São barcos velozes e merecem ser vistos”, disse o especialista em vela e integrante da Transat Jacques Vabre Domenique Bourgeois.

O percurso da regata exibição entre Macif e Sodebo terá média de ventos de 10 nós. Os barcos de três cascos seguem até Itapema e fazem alguns contornos de boias, estimulando assim a troca de vela e manobras das duplas.


 

Vitória do Macif


 

O barco Macif conquistou, na madrugada deste sábado (7), o título da classe Ultime na Transat Jacques Vabre, maior regata transatlântica do mundo, disputada entre a França e o Brasil. O trimarã com o mastro de 30 metros – do tamanho do Cristo Redentor – completou o percurso de 10 mil quilômetros até Itajaí (SC) em 12 dias, 17 horas e 29 minutos e foi o primeiro dos 42 barcos que largaram em Le Havre a cruzar a linha de chegada em Santa Catarina. A dupla francesa François Gabart e Pascal Bidégorry teve média de velocidade de 17,6 nós.

”Muito feliz com o resultado. A regata foi muito dura e nos últimos dois dias se tornou mais cansativa pra gente, pois quebrou o piloto automático. Com isso tivemos que ficar no leme o tempo todo”, disse François Gabart, um dos ídolos da vela oceânica francesa. Eles foram recebidos com frutas, champanhe e, é claro, uma caipirinha.

A Transat Jacques Vabre largou com 42 barcos em 25 de outubro e 17 abandonaram. As outras classes tem os respectivos líderes: Le Conservateur (Class40), FenetreA (Multi50) e PRB (IMOCA). O evento tem uma inédita dupla brasileira: o campeão olímpico Eduardo Penido e o empresário Renato Araújo navegam a bordo do Zetra e estão provisoriamente na sexta colocação na Class40.