- A equipe Mubadala Brazil SailGP chega a Genebra com uma nova formação para a reta final da temporada.
- Paul Goodison assume o comando da F50 brasileira, enquanto Kahena Kunze se junta à equipe para as três últimas etapas do Campeonato Rolex SailGP.
GENEBRA, SUÍÇA, | A equipe Mubadala Brazil SailGP chega a Genebra para a 11ª etapa do Campeonato Rolex SailGP, nos dias 19 e 20 de setembro, com uma nova formação para as três etapas finais da temporada. Paul Goodison assume o comando do Brazilian F50, enquanto a bicampeã olímpica Kahena Kunze se junta à equipe como estrategista. Kunze retorna à equipe brasileira após competir na mesma função pela ROCKWOOL Racing durante a temporada de 2026.
À medida que a equipe entra na reta final da 6ª temporada da SailGP, a formação evolui, construindo-se sobre as bases sólidas estabelecidas desde sua criação e reconhecendo a contribuição e liderança da pioneira Martine Grael, a primeira mulher a assumir o comando de um F50. Junto com Goodison como Piloto e Kunze como Estrategista, a nova formação também inclui Pietro Sibello como Trimmer de asas, Rasmus Køstner como Controlador de Voo e Mateus Isaac, Marco Grael e Breno Kneipp como Grinders.
Kunze, que já fez parte da equipe brasileira e representou equipes de três países no SailGP — Alemanha, Brasil e Dinamarca — traz ainda mais experiência para a competição ao retornar para as três etapas finais da temporada.
“É muito especial estar de volta competindo com a equipe brasileira. Conheço muitas pessoas da equipe e, desde minha primeira passagem, também adquiri novas experiências dentro do SailGP. Agora, meu foco é me adaptar rapidamente à nova formação, contribuir para o grupo e fazer um bom trabalho nessas três últimas fases da temporada, começando em Genebra”, diz Kahena Kunze.
Equipe Mubadala Brasil SailGP em ação durante o ROCKWOOL Germany Sail Grand Prix | Sassnitz (SailGP)
O Rolex Switzerland Sail Grand Prix marca a segunda visita da SailGP a Genebra. Após sua estreia em 2025, a competição retorna ao Lago de Genebra, onde os F50 competirão em um circuito próximo à costa, com o horizonte da cidade e o tradicional Jet d’Eau como pano de fundo. A primeira edição atraiu arquibancadas lotadas e terminou com a vitória da equipe alemã, que superou os anfitriões suíços na disputa pelo título de etapas.
Esta etapa também marca um novo momento para a equipe brasileira na temporada. No seu primeiro ano na SailGP, o principal objetivo da equipe Mubadala Brazil SailGP era aprender o F50, entender a dinâmica da liga e construir os processos de uma nova equipe. Agora, o desafio é transformar a experiência acumulada em maior consistência e desempenho aprimorado. Na etapa mais recente, em Valência, Espanha, a equipe teve momentos de competitividade, incluindo um terceiro lugar em uma das corridas do primeiro dia, mas terminou o fim de semana em 13º lugar.
Paul Goodison, que faz parte da equipe brasileira desde a etapa em Auckland no início de 2025, assume o comando para a reta final da temporada. Campeão olímpico na categoria Laser nos Jogos de Pequim em 2008, o britânico também competiu nos Jogos de Atenas em 2004 e em Londres em 2012, é tricampeão mundial na classe Moth e tem duas campanhas na America’s Cup em seu currículo. Antes de se juntar ao Mubadala Brasil, Goodison também tinha experiência no próprio SailGP, comandando a equipe britânica em duas fases da competição em 2021.
“É um novo desafio e uma responsabilidade importante. Já conheço bem o barco e a equipe, e agora meu foco é colocar essa experiência em prática no leme e trabalhar para extrair o melhor desempenho possível da equipe em Genebra”, diz Paul Goodison.
Genebra será a primeira oportunidade competitiva para a nova equipe. Três corridas por dia são programadas no Lago de Genebra, sujeitas às condições do vento, em um percurso que aproxima os F50 do público na margem do lago. Após a Suíça, o campeonato se muda para Dubai nos dias 21 e 22 de novembro, e Abu Dhabi nos dias 28 e 29 de novembro, encerrando a temporada de 2026.
Horácio Carabelli, diretor esportivo da equipe Mubadala Brazil SailGP,
Para Horácio Carabelli, diretor esportivo da equipe Mubadala Brazil SailGP, a reta final do campeonato exige atenção constante ao desempenho. “Em uma liga do nível da SailGP, a busca por evolução e ajustes de alto desempenho precisa ser constante. Estamos muito focados no trabalho técnico para entregar resultados sólidos em Genebra e encerrar a temporada de 2026 em uma trajetória ascendente“, afirma ele.
Para Alan Adler, CEO da equipe Mubadala Brazil SailGP, a equipe está em constante evolução, com uma visão de longo prazo. “O Mubadala Brazil está buscando permanentemente evolução, tanto dentro quanto fora da água. Em uma equipe de alto desempenho, é natural revisar, avaliar e buscar as melhores configurações para competir. No momento, nosso foco está no restante da temporada e em fazer um bom trabalho em Genebra.”
About the Mubadala Brazil SailGP Team
The Mubadala Brazil SailGP Team represents Brazil in the world sailing elite as the first Brazilian team to compete in the SailGP. In the new formation for the final stretch of the 2026 season, Briton Paul Goodison takes the helm of the Brazilian F50, while two-time Olympic champion Kahena Kunze returns to the team as Strategist.
The team also includes Brazilians Marco Grael, Mateus Isaac and Breno Kneipp as Grinders, Dane Rasmus Køstner as Flight Controller and Italian Pietro Sibello as Wing Trimmer.
Off the water, more than 20 professionals work in the areas of engineering, performance, logistics, communication and operations to ensure that the team operates at the highest level.
A equipe Mubadala Brazil SailGP é patrocinada pela Mubadala (Direitos de Nome) e conta com Atvos, Oakberry, Mattos Filho e Enel Brasil como Parceiros Globais, além da Ballena como Fornecedora Oficial.















