Raia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval é rota de baleias

0
27

Julho é o mês de migração da espécie e elas devem ser avistadas durante o evento

A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, que ocorre de 20 a 27 de julho, poderá contar com a presença de visitantes muito especiais em suas águas: as majestosas baleias jubartes.

Durante o período de disputas, é fundamental garantir que essa espécie possa migrar, sem interferências em seu trajeto natural. Esse processo é registrado desde 2016 pela organização e Ilhabela (SP) já adicionou o bailado dos animais como ponto turístico.

As baleias jubartes estão em movimento migratório rumo a Abrolhos (BA) passando pelo litoral norte, mais precisamente no Canal de São Sebastião. E é provável que sejam avistadas em grande número nas raias das regatas oceânicas.

Julio Cardoso, do projeto Baleia à Vista, reforça a importância de os velejadores estarem atentos. “Para todos os velejadores, o fundamental é a atenção, prestar muita atenção aos borrifos, a uma batida de cauda, enfim, a tentar localizá-las, se elas estiverem nas raias, e tomar o cuidado, se estiver em rota de colisão, fazer o famoso jibe da baleia, desviar, ou simplesmente acompanhar e apreciar as acrobacias que elas costumam fazer”.

Nos últimos dois anos, o comportamento delas tem sido de vir pelo sul, entrar pelo canal de São Sebastião, passar umas horas descansando e depois retornam pelo sul. Ao saírem vão para os lados da Ponta do Boi e seguem no rumo nordeste para a Bahia.

”Nós, do projeto Baleia à Vista, vamos estar com olheiros, vamos ter parceiros com embarcações, e se tivermos notado alguma nas raias, especialmente da regata de Alcatrazes e Toque-Toque, nós vamos dar o alerta para a Comissão Técnica” .

”Vocês (velejadores) serão avisados pelo canal 74. Independente disso, é fundamental nessas regatas manter esse trabalho de muita atenção porque elas estão por aí. Que vocês possam apreciar as baleias, de preferência, fora de uma rota de colisão”, completou o ambientalista e diretor do Yacht Club de Ilhabela, Julio Cardoso.

A presença das baleias jubartes adiciona um toque especial à celebrada Semana Internacional de Vela Daycoval, evidenciando a necessidade de coexistência entre a prática esportiva e a preservação da vida marinha. Além de proporcionar uma experiência única aos participantes.

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.

Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.

Sobre o Banco Daycoval

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

Baixe o Aviso de Regata — https://tinyurl.com/3uyrmxuu

Foto: Julio Cardoso