Matheus Gonche estreia no BRICS Sports Games este mês na Rússia

0
63

Atleta vai representar o Brasil no evento a partir do dia 19 de junho

O atleta olímpico Matheus Gonche participa, a partir de 19 de junho, pela primeira vez dos BRICS Sports Games, evento multiesportivo anual organizado pelos países do BRICS. O evento será realizado entre os dias 11 e 23 de junho, na cidade de Kazan, na Rússia. Esta será a 7ª edição dos Jogos.

Gonche, natural de Resende (RJ) e nadador do SESI-SP vai competir nos dias 19,20 e 21 de junho.  O Brasil será representado por 112 atletas em 15 modalidades, por meio de termo de colaboração celebrado entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

O principal objetivo dos Jogos  fortalecer os laços esportivos amistosos entre os países com base nos princípios de igualdade, não discriminação e igualdade de acesso dos atletas às competições.

“Eu sempre espero nadar bem. É uma competição nova, então estou entrando sem saber o que esperar mas estou retomando os treinamentos após a seletiva olímpica,e estou focado em uma boa preparação. Representar o Brasil é sempre uma grande honra e estou contente e preparado para esse novo desafio”, comentou Matheus.

Durante 12 dias, cerca de 5 mil atletas competirão em 27 modalidades esportivas em Kazan. Além dos países do BRICS, está previsto convidar atletas de outros países para participarem da competição.

Na natação, foram chamados 18 nadadores, nove de cada sexo, com base nos resultados avaliados do ranking nacional de 2023 e 2024. No masculino: Brandonn Almeida, João Luiz Gomes Jr, Leonardo Santos, Matheus Gonche, Stephan Steverink, Thiago Ruffini, Victor Alcará, Vinicius Assunção e Vitor Ballan Sega e no feminino: Alexia Assunção, Beatriz Bezerra, Giovanna Diamante, Giulia Carvalho, Julia Karla Góes, Lorrane Ferreira, Maria Luiza Pessanha, Nathalia Almeida e Thaiana Amaral.

Os treinadores convocados foram Carlos Eduardo Ramos Camargo, Fernando Vanzella e Tiago Moreno da Silva.

“Meu principal objetivo este ano é me classificar para o Mundial de Piscina Curta, que será realizado em dezembro em Budapeste, Hungria. Os Jogos BRICS vai contribuir com a minha preparação e servirá como nova experiência,” finalizou Gonche.

Sobre Matheus Gonche

Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e pela Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ), foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 metros borboleta nas categorias de base da natação.

Ele estreou em seus primeiros Jogos Olímpicos na Olimpíada do Japão na manhã do dia 29 de julho, no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta e fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73.

Na seletiva olímpica, realizada em abril de 2021, Gonche nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga. O nadador foi o único da equipe paulista confirmado em provas individuais.

Acesse o site do atleta

www.matheusgonche.com.br

Foto: Satiro Sodre / CBDA