Ilhabela – Segunda etapa da Copa Mitsubishi de Vela começa nesta sexta (14)

0
55
Foto: Marcos Mendez Edição: Davi Valente www.sailstation.com
  • Campeonato contará com ativações da marca dos três diamantes,
  • A marca dos três diamantes é apoiadora do mais regular evento de de vela oceânica de São Paulo,

Tradicional apoiadora do mais regular evento de vela oceânica de São Paulo, a Mitsubishi Motors estará presente na segunda etapa da 24ª edição do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – Copa Mitsubishi, que tem importância estratégica por ser a que precede a Semana de Vela de Ilhabela, evento que também conta com o patrocínio da marca dos três diamantes.

Ilhabela, a capital da Vela, recebe nos próximos dias 15,16, 22 e 23 de junho velejadores das classes ORC, C30, HPE25, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser (nova denominação para Bico de Proa) para mais uma disputa nas regatas que movimentam o Canal de São Sebastião.

Durante o evento, a marca dos três diamantes contará com a exposição dos SUVs Eclipse Cross e Pajero Sport Legend, além de distribuição de brindes e ativação de escola de vela para criança com a entrega de sacolas, bonés e camisetas.

Na parte social, a Copa Mitsubishi começa já na noite de 14 de junho, com o coquetel de boas-vindas. Após as regatas, são realizadas as chamadas “canoas de cerveja”, literalmente uma canoa caiçara em que são colocadas cervejas, água e refrigerantes, ao redor da qual os velejadores aproveitam para trocar ideias e conversar sobre as disputas do dia.

No sábado, dia 22, haverá o já tradicional almoço de confraternização pós-regata e ao final da etapa, no domingo, 23, acontece a cerimônia de premiação, no Yacht Club de Ilhabela.

Os atuais líderes da Copa Mitsubishi 2024 são o veleiro Phoenix, 44, de Fabio Cotrim e Mauro Dottori, na classe ORC, o Zeus, de Paulo F. Moura, na classe BRA-RGS, o Jão Sereno, na BRA-RGS Clássicos, o Bravo, de Jorge Berdasco, na C30 e o Ginga, de Breno Chvaicer, na HPE25.

Parceria de longa data

A Mitsubishi Motors é a maior e mais longeva incentivadora do esporte a vela no Brasil e patrocina a competição que leva seu nome. A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela, realizada há 24 anos, há muito se consolidou como um evento com características únicas, que atraem da mesma forma, equipes de ponta da vela nacional e novos praticantes do esporte.

O patrocínio ao evento foi renovado neste ano e a marca dos três diamantes estará presente ainda nas duas próximas etapas do evento a serem realizadas no Yacht Club de Ilhabela –em junho, setembro e novembro/dezembro, sempre com exposição de seus veículos e testes drive, além dos coquetéis de recepção e ações de relacionamento.

Parte das inscrições serão revertidas ao Rio Grande do Sul

As inscrições para participar do evento tem o valor de R$ 175,00 por tripulante e a organização reverterá 20% deste valor para ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Além disso, a organização pede que cada tripulante traga, ao menos, um agasalho, que também será enviado ao Sul.

A logística dos recursos e doações será feita pelo grupo “Velejadores Solidários RS”, uma associação sem fins lucrativos, criada por velejadores do Rio Grande do Sul para ajudar no apoio aos atingidos pelas enchentes desde setembro de 2023.

As inscrições para a segunda etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela podem ser feitas no site oficial do evento: www.circuitoilhabela.com.br

 

Classes Copa Mitsubishi

 Classe ORC – São veleiros oceânicos estritamente de competição, desenhados para regata e dotados dos mais modernos equipamentos, não necessariamente iguais entre si, são medidos na mais técnica e detalhada regra da vela mundial.

Classe RGS – São veleiros oceânicos com características mais de cruzeiro. Não raro possuem equipamentos como cozinha completa, suites, ar-condicionado, enfim, veleiros de pessoas que gostam de conforto e também das regatas, já que para participar de uma, precisam estar medidos dentro da regra RGS.

Classe RGS Cruiser – São veleiros com as mesmas características dos RGS, mas não estão medidos em nenhuma regra. Seus proprietários e equipes são, geralmente, cruzeiristas que esporadicamente disputam regatas.

Classe Clássicos – São veleiros fabricados até o ano de 1980. Geralmente embarcações muito bem cuidadas, não raro com mastreação e casco de madeira, velas originais, equipamentos e características da época de sua construção.

Classe C30 e Classe HPE25 – São veleiros de competição rigorosamente iguais entre si (em cada classe). Usam os mesmos equipamentos e velas. Por isso não tem rating. Aqui o “pega” é mesmo para terminar a regata em primeiro lugar.

 

Sobre a HPE Automotores

No mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4×4 é um estilo de vida.