CBVela e OptiBra fazem história com clínica internacional para nova geração

0
19

Mais de 20 velejadores da classe Optimist estiveram presentes em Cabo Frio (RJ) para uma imersão na modalidade

A CBVela – Confederação Brasileira de Vela e a OptiBra – Optimist Brasil realizaram, em maio, uma clínica em Cabo Frio (RJ) para preparar a nova geração da modalidade na classe Optimist. Participaram 23 velejadores de seis estados brasileiros, além de quatro técnicos de três nacionalidades diferentes.

A Clínica Optibra Internacional 2024 foi coordenada à distância pelo técnico Maru Urban, da UR Sailing. Foram cinco dias de muito trabalho dentro e fora da água.

Além dos técnicos Rodrigo Amado, Juan Sienra e Pedro Mascarenhas, a clínica contou com registro fotográfico e tracking – com captura de imagens do Matias Capizzano. A CBVela esteve presente com o Treinador Olímpico e atual Gerente Executivo de Esportes Juan Sienra e forneceu apoio operacional, incluindo embarcações para treinadores e boias de treinamento.

Os dados dos atletas foram apresentados em forma de números, gráficos, diagramas e mapas para serem discutidos por uma equipe de técnicos internacionais junto aos velejadores.

“O evento pioneiro foi um sucesso! Pela primeira vez no Brasil, considerando todas as classes, reunimos uma tecnologia de captação de dados dos barcos, como posição, velocidade, rumo, adernamento, balanço e caturro, que eram diariamente analisados, juntamente com filmagens de drones, por um especialista na Croácia. É uma ferramenta inovadora que tem enorme potencial de alavancar a percepção e a performance dos velejadores”, explicou o presidente da OptiBra, Hans Hutzler.

“O vento colaborou, soprando de direções e intensidades diversas, trazendo um leque amplo de condições para o treino. Tudo isso num lugar paradisíaco como Cabo Frio, que gerou imagens incríveis!”, reforçou Hutzler.

A UR Sailing deve organizar uma nova clínica em dezembro, preparando os velejadores da classe Optimist para o Campeonato Brasileiro em Vitória (ES), que será em janeiro de 2025. A OptiBra provavelmente organizará uma nova clínica no ano que vem, mais uma vez voltada à preparação de suas equipes para os campeonatos internacionais da categoria.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br