Baixe o Aviso de Regata da Semana de Vela de Ilhabela 2024

0
74
semana de vela de ilhabela

A organização da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela divulgou no início de abril o Aviso de Regata do evento, que será realizado de 20 a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O maior encontro da modalidade terá as classes ORC, VPRS, BRA-RGS, C30, Clássicos e RGS Cruiser, que passa a ter nova nomenclatura da Bico de Proa. São esperados mais de 100 veleiros de todo Brasil e de países vizinhos.

O evento é regido pelas regras da World Sailing – Federação Internacional de Vela. A competição é organizada pelo Yacht Club Ilhabela, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela – Confederação Brasileira de Vela e ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

O documento apresentado pela organização nesta semana conta com todas as regras e informações importantes para uma disputa de veleiros ou barcos à vela.

O Aviso de Regata é emitido sempre pelos responsáveis técnicos pelo evento e fornece detalhes como data, hora e local da regata, procedimentos de inscrição, percursos, regras de competição, procedimentos de largada e chegada, penalidades, entre outras informações relevantes para os participantes.

Baixe o Aviso de Regata — https://tinyurl.com/3uyrmxuu

”A SIVI tem uma característica de, primeiro geograficamente, está no sudeste, ou seja, não está nos extremos do nosso país, o que facilita um pouco. Além disso, é uma cidade pequena, onde as pessoas se encontram facilmente, então tem velejadores, por exemplo, que vêm aqui desde quando competiam de Optimist há 30 anos e reencontram amigos daquela época, tem pais velejando com filho, tem avô velejando com neto. Você fala com pessoas na rua, encontram moradores, todo mundo fala da Semana de vela. E acho que esse clima acolhedor é que faz a diferença”.

”Falando de regatas, com o El Niño, a semana ficará bem desafiadora com todo tipo de condição, correnteza, sem correnteza, correnteza fraca, correnteza forte, ventos médios, ventos fracos, ventos fortes, de vários quadrantes, é realmente um diferencial”, explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI.

Além da Bico de Proa, que passa a se chamar RGS-Cruiser, o evento convidou os barcos da regra VPRS, bastante utilizada no Rio de Janeiro. Seguem na lista a tradição dos veleiros Clássicos, modelos de 1979 pra cá, além dos times de alta performance na ORC e nos monotipos da C30. A BRA-RGS deve ser a maior da raia novamente.

A pontuação da SIVI será por divisão e sua apuração considera a colocação do barco dentro de sua respectiva divisão e desconsiderando os barcos das demais divisões. ORC e RGS só levarão em conta as regatas onde todas as divisões da classe tenham corrido juntas.

O campeonato será válido quando duas regatas forem disputadas. O evento será composto por até 12 regatas para a classe C30 e dez para as demais categorias. Será declarada vencedora a equipe com o menor número de pontos perdidos.

Leia mais em https://onboardsports.pressroom.com.br/4363801a51/divulgado-o-aviso-de-regata-da-51a-semana-internacional-de-vela-de-ilhabela.html

Foto: Matias Capizzano

semana de vela de ilhabela

semana de vela de ilhabela