Joana Freitas é campeã do 52º Brasileiro de Optimist

0
160

Competição nacional foi realizada no Veleiros da Ilha, em Florianópolis (SC)

A velejadora do ICRJ – Iate Clube de Rio de Janeiro Joana Freitas foi campeã da maior competição nacional da classe Optimist. A carioca superou 60 atletas no 52º Brasileiro de Optimist, que foi realizado no Veleiros da Ilha, em Florianópolis (SC), entre 8 e 14 de janeiro.

O 52° Brasileiro de Optimist foi marcado pela emoção. Joana Freitas e Arthur Back (ICRJ) disputaram o título até a última regata. A velejadora superou Arthur por um ponto e assegurou o título.

Joana Freitas (ICRJ), Arthur Back (ICRJ) e Eduardo Backheuser formaram o pódio do tradicional campeonato. Com mais de 270 velejadores de 9 estados, além de Portugal e Argentina, a edição deste ano quebrou o recorde de inscritos.

“Foi uma sensação muito boa! Principalmente por ser a primeira mulher! Treinei muito e sabia que o nível seria muito alto nas regatas. Consegui velejar bem e seguir na disputa para conseguir o título!”, Joana Freitas, atleta do ICRJ.

“Uma honra imensa realizar o maior Campeonato Brasileiro de Optimist de todos os tempos. Agradecemos muito aos sócios, atletas, pais, responsáveis, patrocinadores e colaboradores do Clube que possibilitaram o sucesso do evento”, finalizou o Comodoro Luiz Fernando Beltrão.

A classe Optimist é uma forma de iniciar os atletas no esporte Vela. Um pequeno barco monotipo de bolina, podendo ser de madeira ou fibra de vidro. O Optimist é recomendado para crianças de 7 a 15 anos

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.