Projeto Esporte na Cidade realiza sonhos de moradores do Pará

0
41

Após dois anos de sucesso, o Projeto Esporte na Cidade Norte e Nordeste deu início ao terceiro ciclo de atividades esportivas gratuitas para crianças e adolescentes paraenses. A iniciativa seguirá beneficiando 800 alunos em quatro diferentes cidades do Sudoeste do Pará: Canaã dos Carajás, Curionópolis, Marabá e Parauapebas.

Nas últimas semanas, foram realizadas reuniões de planejamento e execução com a equipe local da Vale, patrocinadora do projeto, e com os representantes das comunidades envolvidas. Após análise individual sobre a realidade de cada local que recebe a iniciativa, foram realizadas as entregas dos novos kits de uniformes para os alunos.

Na oportunidade, os beneficiários receberam kit de materiais completos para a utilização nas atividades do Esporte na Cidade Norte e Nordeste. Foram entregues camisa, short, meião e calçado para cada um dos 800 beneficiários. Os eventos contaram com a presença da equipe local da Vale, representada por Joanildes e Jadson.

Segundo Wellquy Corrêa da Silva, 14 anos, aluno de Nova Carajás, em Parauapebas, o projeto é uma grande porta aberta para que os jovens possam aprender sobre os esportes, e se tornarem boas pessoas.

“Quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar presente no projeto, agradecer aos professores Vagner e Setúbal. Quando cheguei ao projeto eu não sabia nada de futebol, de jogar bola. É um sonho que realizo. Tenho a certeza de que irão sair daqui muito bons cidadãos. Todos os alunos se esforçam muito para vir. Vamos aprender muito aqui e nos tornamos pessoas melhores no futuro”, revelou.

Com as aulas realizadas no contraturno escolar, o Esporte na Cidade Norte e Nordeste tem como objetivo que a atividade esportiva seja aliada do rendimento escolar do aluno para que possa gerar impacto social positivo para todos. Além dos benefícios da realização de atividades físicas e do aprendizado de uma nova modalidade, o projeto pretende levar integração social, disciplina, educação e lazer orientado para os alunos.

O Esporte na Cidade Norte e Nordeste é realizado pela De Peito Aberto, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Vale. A iniciativa atende 110 alunos em Marabá com a prática de futebol, no Campo da Folha 11. Em Parauapebas são 460 alunos. Já em Canaã dos Carajás, 120 alunos praticam futsal e handebol em duas escolas do município: Escola de Ensino Infantil e Fundamental Adelaide Molinari e na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Luís Carlos Prestes. Por fim, em Curionópolis são beneficiados 110 jovens.

As Prefeituras Municipais de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis apoiam o projeto por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Educação, respectivamente. Em Parauapebas, a iniciativa conta também com apoio da Associação de moradores do bairro Nova Carajás, da Associação dos Moradores de Palmares Sul e da Associação de Moradores de Palmares II.

Sobre a De Peito Aberto

 

A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.

Além do Esporte na Cidade Norte Nordeste, a DPA tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Oportunidade Através do Esporte, Educa Surf, Educa Skate e Breaking Olímpico são alguns deles, também são viabilizados com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com a ajuda de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Lhoist, Iveco, Grupo CNH, D´Granel, White Martins, Mineração Rio do Norte, entre outros.

Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que, nos próximos anos, pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A DPA possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).