– Regata Ocean Sailing Brasil visa levar um barco brasileiro na edição de 2031 da regata The Ocean Race

0
46

 

  •  Regata Ocean Sailing Brasil visa levar um barco brasileiro na edição de 2031 da regata The Ocean Race
  •  Fomentar o esporte náutico de vela na costa brasileira,
  • A maior regata brasileira,

A largada já foi dada para a maior  e mais longa regata brasileira – Ocean Sailing Brasil, primeira regata a cruzar a costa brasileira do Chuí ao Oiapoque ou do Oiapoque ao Chuí ( Rio Grande de sul ao Amapá ou vice-versa) ].  Esta  primeira largada é voltada para o marqueting promocional da regata –  visando sensibilizar o trade náutico de vela participar da competição, atrair investidores patrocinadores e  público.

Para o desenvolvimento da Ocean Sailing Brasil – a organizadora e promotoras do evento SCBrasil Esporte Náutico estabelece  que 2024 será o período de sensibilização, organização, captação de investidores patrocinadores. Neste período de se prevê no primeiro semestre a apresentação e lançamento oficial da rega oceânica.

Já em 2025 acontece os chamados “pre-qualifying” que são  pequenas regata com etapas classificatórias com exigência de milhas náuticas prévias para a participação.

E em 2026 – acontece a grande regata Ocean Sailing Brasil – a previsão é com largada de Santa Catarina com barcos catarinenses,  Rio Grande do Sul e do Paraná . A rota envolvera 10 estados brasileiro  e com 11 paradas no  percurso.

Nestas paradas serão instaladas as  Vila da Regata – local para confraternização dos velejadores, manutenção dos barcos, boat vela shows, exposições de equipamentos náuticos, palestra, workshops e pequenas competições náuticas envolvendo escola de vela e comunidade que pratica canoagem,  Kitesurfe, Windsurfe, IQ-Foil entre outros.

Um dos dados interessantes nestas regatas que está em fase de desenvolvimento é exigência de menor peso possível nos barcos e também o uso do mesmo motor para determinadas categorias. Para isto – os barcos terão que usar motores indicados pela organização da regata. Trata-se de um  motor tem 170 cavalos é um peso   de 25 quilos e vai ter um custo de R$ 20 mil reais – já agregado   a inscrição do barco e velejadores, cujos valores de inscrição ainda em estudo.

Foco

A Regata Ocean Sailing Brasil tem  duas metas primordiais – contribuir para o crescimento do esporte de vela brasileiro e o segundo criar uma estrutura técnica, equipe e financeiro para  participar da regata The Ocean Race na edição de 2031.

SCBrasil Esporte Náutico

A SCBrasil Esporte Náutico é  uma empresa brasileira criada em 2021 com foco na participação de um barco brasileiro na The Ocean Race.

A empresa náutica inscreveu um projeto de um barco na categoria Imoca, entretanto devido  a pandemia  não conseguiu concluir o programa assim como outros 10 barcos dos 21 inscritos para a edição 2022 – 23.