Atuação multiplataforma é a mais nova escalada da montanhista Aretha Duarte

0
107

Primeira negra latino-americana a alcançar o topo do mundo segue com seu filme para festivais e disponibiliza conteúdo diversificado em site

Após a pré-estreia do documentário “Aretha no Everest”, no Festival Internacional de Cinema do Rio, o filme segue sua trajetória para o circuito de festivais nacionais e internacionais entre o final de 2023 e toda a temporada 2024. A produção, que narra a trajetória da primeira negra latino-americana a alcançar o topo do mundo, é parte importante do projeto socioeducativo Iluminando Sonhos, uma das iniciativas da montanhista e líder socioambiental, que já promoveu uma série de palestras e webinares nos meses de novembro e dezembro.

Multifacetada, Aretha também é multiplataforma. Atua nas redes sociais, tem um livro com sua biografia, faz palestras presencial e virtualmente e também tem, como âncora digital, o site www.arethanoeverest.com.br.

Trata-se de um hub de conhecimento e empoderamento, onde é possível navegar por experiências físicas e digitais, bem como assistir ao minidocumentário de 13 minutos que permite conhecer um pouco da trajetória de Aretha Duarte, que saiu da periferia da cidade de Campinas, no interior paulista, para escrever seu nome na história do esporte, do montanhismo e da representatividade feminina, trabalhando com reciclagem para realizar o sonho de escalar o Everest.

No site Aretha no Everest ainda é possível acompanhar podcasts, agenda de palestras, saber sobre Hackathons e Mentorias, e ainda participar de atividades interativas, quiz e um game de escalada. “Nossa ideia com esse portal é unir informação e entretenimento. A gamificação ensina divertindo e atende a público de todas as idades. Espero que as pessoas explorem todas as experiências do projeto Iluminando Sonhos, pois ele ultrapassa fronteiras, e que juntem a nós nessa escalada de superação e aprendizado”, afirma Aretha.

O projeto de Aretha tem cinco eixos temáticos. “Cada um deles contribui para uma transformação positiva. São eles: Energia, Cidadania Planetária, Propósito e Liderança, Gênero e Raça e Atitude Transformadora. A energia “move montanhas” e é preciso aprender a canalizá-la para alcançar grandes alturas. Já ser um cidadão consciente deste planeta é ser responsável pelo seu bem-estar. Quando falo em propósito e liderança significa entender atitudes baseadas em causas, inspirações e seus impactos. O eixo Gênero e Raça visa quebrar barreiras e preconceitos. Por fim, atitude transformadora é aprender a transformar desafios em oportunidades”, explica Aretha.

“Este projeto é a continuação da escalada rumo ao topo dos meus objetivos, que são contribuir para a transformação social e ambiental do planeta, com foco nas comunidades que necessitam de mais cuidado e atenção. Por isso é importante a comunicação tanto digital – com o site, filme, podcasts e jogos – quanto presencial – com as palestras e ações direcionadas a mostrar que é possível ser sustentável e fazer a diferença”, afirma Aretha, que ressalta a importância dos parceiros. “Ninguém faz nada sozinho. Por isso, é uma alegria sentir o encontro de energias a partir do apoio da Enel. Juntos criamos um ecossistema inclusivo de educação e desenvolvimento sustentável”, completa Aretha.

O projeto de Aretha Duarte tem patrocínio da Enel Distribuição Rio por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Além do cume do Everest – Após vencer os 8.848 metros até o cume do Everest no dia 23 de maio de 2021, Aretha tem se destacado como uma das jovens lideranças ESG (sigla referente a questões ambientais, sociais, econômicas e de governança) no Brasil. Ela utiliza a própria experiência para falar com propriedade sobre empoderamento, diversidade, inclusão, sustentabilidade e liderança.

“Meu sonho grande nunca foi chegar ao topo do Everest. Meu sonho grande é garantir que transformações socioambientais e oportunidades cheguem às periferias, para que todos tenham o direito e as possibilidades de escolherem melhores caminhos para ajudar suas vidas e suas famílias”, afirma ela, que arrecadou mais de 130 toneladas de resíduos destinados à reciclagem, responsáveis por 40% do valor necessário para cobrir os custos da expedição, estimados em cerca de R$ 400 mil.

Um exemplo das ações que têm impactado diretamente as pessoas são as palestras. Já foram mais de 150, atingindo um público superior a 100 mil pessoas. Além dos encontros comerciais, algumas de suas falas inspiracionais fazem parte de um importante ciclo social, onde ela visita escolas públicas estaduais e municipais para falar sobre superação, a necessidade de aprender a “sonhar grande” e achar maneiras viáveis para fazer acontecer, como ela própria tem feito ao longo da vida.

Sobre Aretha – Nascida e criada na periferia de Campinas, Aretha é formada em Educação Física e acumula experiência de mais de uma década no montanhismo. Ganhou visibilidade após escalar a maior montanha do mundo. Antes, já esteve no Pequeno Alpamayo (Bolívia), Campo Base do Everest (Nepal), Vulcões (Equador), Kilimanjaro (Tanzânia), Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela) e, no Aconcágua (Argentina), foi cinco vezes chegando quatro vezes ao topo. Referência quando se fala de superação, Aretha sabe que seus sonhos são grandes, mas a transformação que promovem é ainda maior. Ano passado, esteve novamente na Bolívia, dessa vez para chegar ao topo do Huisalla, Acotango, Parinacota e Sajama. Esse último faz parte do projeto Cielos de los Andes, que tem como objetivo subir a montanha mais alta de cada um dos sete países andinos.

Além de montanhista, Aretha criou sua própria empresa, é TED speaker, embaixadora ESG e, neste ano, gravou para uma série que irá ao ar no ano que vem. Como palestrante, já falou em mais de 30 empresas globais (Veolia, Moove, ifood, Decathlon, Monte Bravo, Nestlé, BID, Loft, Amazon, entre inúmeras outras), inspirando mais de 100 mil pessoas com a sua conquista. Ganhadora do Prêmio UOL Universa Mulheres Inspiradoras 2021 e do Troféu Raça Negra 2021, Aretha desperta cada vez mais a atenção da mídia, citada organicamente em mais de 450 canais, incluindo CNN internacional e USA Today.

Mais informações:
Site: www.arethanoeverest.com.br/
Facebook: www.facebook.com/aretha.duarte.12
Instagram: instagram.com/aretha_duarte/
Linkedin: www.linkedin.com/in/aretha-duarte-a44420191/?originalSubdomain=br
Youtube: www.youtube.com/channel/UC5k7PFHnf64qRBWeqI1uoSg
Publicidade, Branding e Parcerias – bernardo@arethaduarte.com
Comercial e Palestras – lais@365palestras.com.br

Foto: Márcio Miranda / @m_mirandaphoto