Terceiro do ranking mundial, André Baran joga Copa do Mundo de Beach Tennis a partir desta terça-feira (5)

0
112

Catarinense, número 1 do País, integra o Time Brasil que busca o quinto título na competição, que será realizada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP). Programação começa nesta segunda-feira (4), com a Cerimônia de Abertura

Depois de comemorar o título do Macena Open, em Alagoas, no sábado (2), André Baran veste a camisa da seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo de Beach Tennis. Número 1 do Brasil, o catarinense integra o Time BRB Brasil na competição que será realizada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP), no Parque Praia do Sol, a partir desta terça-feira (5). Baran entra em quadra motivado pela conquista do BT 400, ao lado do italiano Michele Cappelletti, e pelo retorno ao terceiro lugar do ranking mundial.

Os jogos vão até o domingo (10). Nesta segunda-feira (4) está programada a Cerimônia de Abertura. Participam 16 países, em duplas masculinas, femininas e mistas. O Brasil vai em busca do quinto título na competição – campeão em 2013, 2018, 2019 e 2021. Baran integrou a equipe em 2019, 2021 e 2022 – nesta edição com o vice-campeonato.

“Muito feliz e motivado em jogar mais uma vez pela seleção brasileira. Sempre uma honra vestir a camisa do Brasil”, afirma Baran, que tem o patrocínio da Havan, Praia Clube, Qualicoco, Alto Giro, Grupo Urca, Oakley, Kona, Dauf e DaColônia.

A Copa do Mundo faz parte do calendário da Federação Internacional de Tênis (ITF). No masculino, a equipe do Brasil é formada por Baran, Allan Oliveira e Daniel Mola. Entre as mulheres jogam Rafa Miiller, Sophia Chow e Vitória Marchezini.

Em outubro, Baran representou o Brasil no Pan-Americano do Chile, conquistando duas medalhas de ouro. Em julho, integrou a seleção brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Praia, na Colômbia, comemorando também dois ouros.

Sobre André Baran – O ex-tenista André Baran nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia (MG). Atual número um do Brasil e terceiro melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais pela seleção brasileira de Beach Tennis, como medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia ANOC, no Catar, além de ser bicampeão mundial por equipes no Brasil e Rússia. No mês de outubro, Baran foi destaque no Pan do Chile, representando o Time Brasil. Conquistou ouro nas duplas masculinas e duplas mistas.

Na carreira, Baran conquistou outros títulos importantes da ITF nas duplas masculinas e mistas. Ao lado da parceira Rafaella Miller, comemorou o bicampeonato no Mundial de Terracina, na Itália, além do ITF BT 400, em Balneário Camboriú (SC) e Sand Series em Ilhas Reunião. Em 2022, ao lado do parceiro russo Nikita Burmakin, foi campeão do ITF BT 400 em Valinhos (SP) e, também, em Laguna (SC). Agora em 2023, Baran e Nikita comemoraram os títulos do BT 400, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, do Sand Series Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, do Sand Series Brasília (DF) e do BT 400 de Uberlândia (MG). E foram campeões por equipe no Follow the Beach Copacabana. Com o novo parceiro, o italiano Michele Cappelletti, conquistou o título no River Open Petrolina, em Pernambuco, um vice-campeonato, no Sand Series Saarlouis Classic, na Alemanha, e os títulos no BT 400 de Aruba e no Macena Open.

Desenvolveu sua própria metodologia de ensino, que está presente no Praia Clube, em Uberlândia (MG) e, também, em Brusque (SC), na Sociedade Esportiva Bandeirante. Em parceria com a Alto Giro, Baran desenvolveu uma linha exclusiva de roupas que alia design, conforto e tecnologia. A Alto Giro, marca do grupo Recco Co que está no mercado há 34 anos na confecção de roupas fitness e praia, descreve a coleção de André Baran como sendo composta por “peças superconfortáveis e com uma qualidade incrível. De secagem rápida e com proteção UV, os shorts e camisetas te ajudam a transmitir a sua melhor versão no esporte”. A coleção assinada pelo número um do Brasil conta ainda com bonés, manguitos e agasalhos.

Foto: Gabriel Stewart / Divulgação