Atletas de 12 países e dos 26 estados brasileiros: L’Étape Brasil celebra números de 2023

0
133
(Foto: Divulgação/L'Étape)

Com grande adesão de ciclistas, evento chancelado pelo Tour de France teve três provas no país em 2023 – Cunha (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Campos do Jordão (SP)

A temporada de provas do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santader em 2023 terminou em setembro, na cidade de Campos do Jordão (SP), mas o evento segue com motivos para comemorar. Em números divulgados recentemente pela organização, a grande adesão de ciclistas, com diversas origens de cidades, estados e países, chama a atenção e gera otimismo para 2024, quando a prova completará 10 anos em estradas brasileiras.

No ano, o L’Étape Brasil teve três etapas: Cunha (SP), em março, Rio de Janeiro (RJ), em junho, e Campos do Jordão (SP), em setembro.

Em todas elas somadas, o evento contou com mais de 6.500 ciclistas inscritos. Entre eles, atletas de todos os 26 estados brasileiros (e DF) participaram – mais de 302 cidades foram representadas no desafio chancelado pelo Tour de France. E o alcance da prova também foi internacional, com a participação de atletas de 12 países diferentes.

“Temos percebido um número grande de atletas novos em nossos eventos e a cada ano conseguimos atingir mais regiões do Brasil e fora dele também. Esse sempre foi nosso objetivo, aumentar cada vez mais a comunidade de ciclistas no país e fazer história no ciclismo mundial”, comenta Thaís Barg, diretora de marketing do L’Étape Brasil.

“O aumento do público feminino também é algo que nos orgulhamos muito, pois sabemos que essa crescente é fruto da segurança que oferecemos a todos atletas em nossas provas”, completa.

As etapas que compõem o L’Étape também incentivam o comércio local e aumentam a empregabilidade nos municípios por onde passam as corridas, já que grande parte dos staffs é composta por moradores das cidades. Tudo para garantir um nível técnico, estrutural e de segurança para patamares de uma verdadeira experiência by Tour de France.

Em 2023, nas três provas (Cunha, RJ e Campos do Jordão), 1.600 staffs estiveram envolvidos, além de 150 bombeiros socorristas, 45 médicos, 20 ambulâncias UTI e 24 motolâncias.

Para a realização com segurança dos percursos pelos atletas, 326km de pistas foram fechadas em estradas/ruas: 107km em Campos e Rio de Janeiro e 112km em Cunha. Nesse processo, foram 15 toneladas de asfalto em operações tapa buraco, garantindo um legado para as ruas e estradas das sedes do L’Étape Brasil.

Para o próximo ano, a organização quer continuar a evolução gradual do evento, que aumenta ano a ano. As inscrições para as provas de Cunha, em abril, no Rio de Janeiro, em junho, e em Campos do Jordão, em setembro, já estão abertas no site do L’Étape Brasil.

“Em 2024, será um ano de muitas comemorações para nós, pois completaremos 10 anos de L’Étape no Brasil e isso é com certeza uma marca histórica!”, celebra Thaís Barg.

O L’Étape Brasil

O L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.