Itajaí Sailing Team homenageia Navegantes no 61º aniversário

0
145
IST

O time de vela adesivou seus barcos soling com os nomes das praias do Pontal e Gravatá; os veleiros serão usados nas regatas match race

Gravatá e Pontal são duas das praias de Navegantes que dão nome aos barcos escolas do time itajaiense cedidos para as regatas match race que integram a programação do Festival Náutico de Navegantes na manhã deste domingo, 27. O time também disputa uma regata de percurso de 12 milhas náuticas (19,3 km) na categoria ORC, no sábado. A prova deve acontecer em frente as praias de Navegantes e o evento náutico conta pontos para a Copa Marina Itajaí de Oceano.

“É uma grande honra para nós do IST participarmos da regata comemorativa ao aniversário na classe ORC e ainda contribuirmos com o Festival Náutico de Navegantes, cedendo nossos barcos escola para as disputas de match race, tipo de regata que até então nunca foi realizada na região”, explica o capitão do time e coordenador do projeto Itajaí Sailing Team, Alexandre Santos. “Estamos sempre prontos para contribuirmos com ações que incentivem e fomentem a vela na e região e estado”, acrescenta Alexandre.

Vela oceânica

O time embaixador da vela oceânica de Itajaí e Santa Catarina disputa a regata de longo curso com uma tripulação formada pelos velejadores Alexandre de Souza Filho, Brenda e Gastão Furlin, Marcelo Gusmão Reitz, Fernando Ropelato, Leandro Silva, João Felipe Rosa Amaral e Marcos Sérgio Bechtold, mais os velejadores convidados Guilherme Carrijo e Ênio César de Sá Oliveira.

A largada está prevista para as 12h, após o desfile de barcos na orla do rio Itajaí-Açu e em frente a praça de Navegantes. A regata deve iniciar em boia localizada ao norte do canal de acesso ao Complexo Portuário do Itajaí e, a chegada, em boia colocada em frente a Ponta de Cabeçudas, ao sul do canal.

O secretário de Turismo de Navegantes, Luciano Maibuk, conta que a organização está trabalhando há mais de um ano, junto com a Federação Náutica Catarinense (FNC), para a realização da regata. O Itajaí Sailing Tem é um dos parceiros da secretaria nessa empreitada, que deve ser a primeira de muitas regatas no mar de Navegantes.