Saiba o que é o MMT – Treinamento de Modalidades Mistas

0
195

Academias e estúdios de atividades físicas adotam cada vez mais o MMT – Treinamento de Modalidades Mistas, conceito similar ao MMA, que ficou popularmente conhecido no país pela franquia UFC. A disciplina esportiva é resultante da combinação de várias outras modalidades e diferentes programas de atividades.

O MMT não pode ser cravado como sinônimo de CrossFit. A marca foi idealizada nos Estados Unidos nos anos 2000 e popularizada no mundo pela Reebok usando os treinos de MMT. O CrossFit está para o MMT da mesma forma que o UFC está para o MMA, ou que a marca Bombril está para palha de aço.

Desde 2019, a empresa norte-americana CrossFit Inc detém a exclusividade da marca no Brasil e opera por meio de um sistema de filiação. Somente aqueles que pagam R$ 12.000 por ano para usar a chancela CrossFit.

”A maioria das pessoas tinha uma ideia de que CrossFit era uma modalidade, mas na verdade é um programa de condicionamento físico. As maiores referências na internet são por causa das competições, chamadas de Games”.

”A marca se tornou uma referência para a prática do MMT, mas não é dona do conceito.Isso é similar ao que acontece no UFC, onde a utilização da marca é regulamentada para contratos, eventos e lutas. O UFC é associado ao MMA assim como o CrossFit é ligado ao MMT”, explicou o educador físico Teco Martins.

Teco Martins explica que o programada do MMT pega diversos fundamentos do esporte como ginástica olímpica, remo, LPO – levantamento de peso, atletismo e remo, que entrega uma preparação física com modalidade mista.

Há quase 30 anos no mercado de treinamento no ABC Paulista, Teco Martins conta que o maior desafio é explicar para os alunos que eles não precisam ter um currículo atlético para fazer parte da academia e as aulas de MMT.

”Estamos aqui para desenvolver as habilidades físicas de cada um. Não é necessário ter histórico em nenhum esporte. Temos um programa bem desenvolvido para os alunos, além de cursos para preparar profissionais de educação física e treinamento”.

O curso de formação de treinadores desenvolvido pela equipe multidisciplinar de Teco Martins terá início em setembro e contará com 14 semanas de atividades. Durante esse período o acesso as aulas de MMT são livres na unidade de Santo André (SP) do Box 198.

As alunas e alunos em curso de formação devem entregar o mínimo de 40 horas de experiência prática durante as semanas. Além disso, o programa inclui cinco workshops sobre MMT. O grupo também receberá informações semanalmente com sugestões de leitura, reuniões virtuais periódicas e indicação de livros para formar sua biblioteca pessoal de treinador.

A Box 198 fica na Rua Padre Manoel de Paiva, 198 – Jardim, em Santo André (SP). Mais informações em https://www.tecomartins.com/artigos