L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander comemora o Dia do Ciclista

0
197

L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander comemora neste sábado, 19 de agosto, o Dia do Ciclista. A prova é considerada a maior da América Latina e tem em seu calendário anual três eventos.

Em todas as edições já realizadas, L’Étape Brasil prioriza por uma experiência diferenciada aos participantes, sem contar pontos de hidratação e alimentação, além de segurança para os atletas. 

A data do Dia do Ciclista foi estabelecida oficialmente em 2018 no calendário brasileiro graças à aprovação de um projeto no Congresso Nacional. O dia é uma forma de homenagear o ciclista Pedro Davison.

Essa iniciativa de instituir o Dia do Ciclista também busca fomentar o respeito aos ciclistas e promover o uso da bicicleta como meio de locomoção nos percursos cotidianos.

”Somos muitos e a nossa comunidade só cresce! Feliz seu dia, Ciclista! Parabéns por fazer a diferença em sua vida e no meio ambiente. Comemore esta data da melhor forma, pedalando. Nos vemos na estrada!”, escreveu o perfil nas redes sociais do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander.

O medalhista olímpico Bruno Prada é o organizador das provas no Brasil, país com um dos maiores números de corridas chanceladas pelo Tour de France. Na visão do atleta, o Dia do Ciclista é mais do que uma simples data no calendário para o evento. É uma oportunidade de reforçar a importância de promover a segurança e proporcionar uma experiência enriquecedora durante as provas.

”Sabemos que cada ciclista que participa das nossas provas confia não apenas na qualidade do percurso, mas também na segurança enquanto pedala. O L’Étape não é apenas sobre desafios pessoais e conquistas esportivas, mas também sobre celebrar a paixão pelo ciclismo de forma segura e agradável”.

”Queremos que cada participante termine a prova com uma sensação de realização e satisfação, sabendo que sua experiência foi cuidadosamente planejada para garantir não apenas o seu desempenho, mas também a sua segurança”, concluiu Bruno Parada.

O próximo será L’Étape Campos do Jordão, que agita o Vale do Paraíba de 22 a 24 de setembro. As largadas serão às 6h para os ciclistas de percurso longo e às 7h30 para os do percurso curto. Eles têm 107 e 66 km, com 2300 e 1300 m de elevação, respectivamente.

No total, há o limite de 3.500 inscritos para o L’Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander. As largadas e as chegadas serão sempre no Campos do Jordão Convention Center. 

Em 2024, as provas de Cunha (SP) e Rio de Janeiro (RJ) estão confirmadas. O L’Étape Cunha será de 5 a 7 de abril do ano que vem. Já a quarta edição do L’Étape Rio será em 2024 entre os dias  28 a 30 de junho e o percurso será diferente das provas anteriores.

Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.