CBVela anuncia segunda edição do Festival de Caraguá

0
189

A CBVela – Confederação Brasileira de Vela e Prefeitura de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo realizarão a segunda edição do Festival de Caraguatatuba de Vela, entre os dias 4 e 6 de agosto. Neste ano, o festival terá como classes participantes: IQFoil, Dingue, ILCA, Optimist, Hobie 14 e 16, Snipe, Receboard, Formula Foil, Holder, Openbic, Tempo, e Bico de Proa.

Com intuito de incentivar a modalidade, o Município receberá velejadores de São Sebastião, Ilhabela, Praia Grande e outras regiões do Estado de São Paulo. O campeonato reunirá atletas de diversas idades proporcionando trocas e compartilhamento de conhecimento da modalidade.

No primeiro Festival de Caraguá, em 2022, a CBVela reuniu em torno de 100 velejadores, que encararam fortes ventos em uma raia complexa e desafiadora para velejar.

“O intuito do Festival é unir os velejadores e projetos sociais nesses três dias de regatas. Nosso foco é proporcionar uma boa estrutura para todos as classes juntamente com a Prefeitura de Caraguatatuba, que está investindo nos esportes náuticos e principalmente na Vela”, explicou Walter Boddener, Diretor de Regatas do Festival de Caraguatatuba.

“Acredito muito no crescimento da Vela em Caraguatatuba. O desenvolvimento está sendo incrível e o município possui tudo para ser mais um polo de desenvolvimento da Vela no Brasil”, finalizou.

Foto: Caio Souza | On Board Sports

Apoio à Vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.