Etapa de Arcos começa com vitórias de José Gabriel e Karen Olimpio

0
120

A terceira e última etapa da Internacional Estrada Real Chaoyang 2023, organizada pela Avelar Sports, começou nesta sexta-feira, com as provas de XCC, o cross country short track, no Parque Aquático Municipal, em Arcos (MG). Os destaques ficaram por conta de José Gabriel e Karen Olimpio, que venceram entre os profissionais (categoria Elite). Eles são atletas da Oggi e da Audax, respectivamente. Esta prova contou pontos para o ranking mundial do mountain bike.

Dessa forma, Karen Olimpio termina o ano com 100% de aproveitamento nas provas de XCC, pois também ganhou nas etapas de Itabirito e Ouro Branco, também em Minas Gerais. Já entre os homens, o mesmo José Gabriel venceu a primeira etapa, enquanto Henrique Avancini levou a melhor na segunda. A etapa de Arcos promete reunir 20 mil espectadores, com largadas e chegadas sempre no Parque Aquático Municipal.

Nas duas provas desta sexta-feira (28), os atletas tiveram que dar cinco voltas, cada uma de 1.6 km, tanto no masculino quanto no feminino. Em ambas, houve equilíbrio até os últimos segundos. José Gabriel completou a sua prova com 15m28s, o mesmo tempo oficial de Ulan Galinski, da Caloi, mas que perdeu no “photochart”. O pódio teve ainda Nicolas Machado com o tempo de 15m29.

“Foi uma prova muito tática e plana. Estava todo mundo em uma grande forma, até porque houve o Campeonato Brasileiro no último final de semana. Foi muito gratificante para mim conquistar essa prova”, comemorou José Gabriel.

Entre as mulheres, a vitória de Karen Olimpio foi acirrada com Isabella Lacerda, da Scott.  Elas finalizaram a prova em 18m05s e 18m12s, enquanto Ana Laura fechou em 18m18s.

“Estou bem feliz. Assim como aconteceu ano passado, foi uma boa disputa com a Isabella Lacerda. Tem sido uma boa temporada e estou no meu melhor nível após um 2022 bem conturbado. Deu para se divertir bem e agora é pensar na prova deste sábado”, comentou Karen.

Ainda nesta sexta, houve provas de XCC em outras 24 categorias. A competição continua neste sábado, com provas de XCO, o cross country olímpico. Essas valem pontuação para Paris-2024. Já no domingo, haverá as provas de maratona, que atrai mais amadores e a maioria dos 1.500 atletas inscritos. Nestes dois dias, também haverá festival musical, além de diversas opções de alimentação.

No XCO, cada volta terá 4 km, com até 78 metros de elevação por volta e 80 metros de altimetria. Nesta categoria do mountain bike, o número de voltas varia por categoria, o que ainda será definido pela arbitragem. As largadas do Elite e do Sub-23 serão às 14h. Já o XCM conta com percurso completo com 66 km e o reduzido com 44 km. Todas as largadas serão às 9h30 (profissionais e amadores).