Semana de Vela de Ilhabela 2023 tem regatas de barla-sota na quarta-feira (26)

0
168

No terceiro dia de regatas da 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, realizado nesta quarta-feira (26), os 130 barcos participantes desfrutaram de uma tarde clássica da modalidade, com ventos de média intensidade e um sol escaldante de quase 30 graus na bela Ilhabela (SP).

As competições foram distribuídas em três raias montadas na Ponta das Canas, no norte da ilha. A organização optou por realizar duas regatas barla-sota (entre boias) para todas as classes, exceto para Multicasco, Clássicos, RGS e Bico de Proa, que tiveram uma regata a mais, totalizando três.

Desde a largada até o desfecho, as disputas foram equilibradas em todas as categorias. As regatas exigiram habilidade nas manobras, especialmente por se tratarem de barla-sotas. Assim, velejadores experientes e profissionais competiram lado a lado com amadores e estreantes no evento.

Sérgio Vinícius, do barco For Sale da categoria Bico de Proa, expressou sua satisfação com o dia perfeito de velejo: ”Estava um dia lindo, céu limpo, entrou um vento na medida, 10 nós, variou pouco. A raia estava com muitos veleiros e bem montada. Todas as tripulações se divertiram muito. E a grande sacada do Bico de Proa é isso, né? Diversão com os amigos, buscando sempre ganhar, mas é uma diversão.”

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é marcada pela mescla de tripulações nas classes Bico de Proa, RGS, Multicascos e Clássicos, reunindo velejadores com diferentes níveis de experiência, o que enriquece ainda mais o evento.

O clima favorável e os ventos proporcionaram condições ideais para a competição, reafirmando o evento como o maior da América do Sul na modalidade oceano. Kasuo Miyake, membro do barco Atrevida, homenageado pela SIVI por completar 100 anos, compartilhou sua admiração:

”O dia foi perfeito, realmente maravilhoso! É incrível como a gente tem um inverno dessa temperatura! A beleza que a gente tem aqui, esse evento, a sua organização deste evento fazem a diferença.”

Entre os participantes ilustres da Semana de Vela de Ilhabela está Mario Buckup, experiente velejador com duas Olimpíadas e quatro Pan-Americanos. Reconhecido por várias gerações, ele elogiou a organização do evento e as excelentes condições de velejo na ilha:

”Ilhabela é muito boa para velejar e reúne os melhores do Brasil. Sem dúvida, eu acho que o top da vela está aqui. É sempre uma grande emoção, esse número 50. Eu espero chegar até ano que vem para participar dessas regatas.”

Na categoria ORC, o barco Crioula mantém a liderança, com uma vantagem de 6 pontos sobre o argentino Sandokan, 8 pontos sobre o Phoenix e 10 pontos sobre o Phytoervas. Apesar disso, os atuais campeões perderam a invencibilidade na SIVI.

Os resultados oficiais de todas as classes podem ser conferidos em: https://sivilhabela.com.br/resultados/

Para a quinta-feira (27), a previsão é de ventos entre 10 e 12 nós, com rajadas de até 20 nós. As temperaturas devem cair um pouco no final da tarde em Ilhabela (SP), e as regatas terão início a partir das 12h.

Foto: Matias Capizzano