Estrada Real chega ao fim com provas em Minas

0
172

Neste final de semana, o Brasil haverá a terceira e última etapa da Internacional Estrada Real 2023, na cidade de Arcos (MG). A competição de mountain bike reunirá 1.500 ciclistas entre esta sexta (28) e domingo (30), além de um público estimado em 20 mil pessoas, quase metade da população local. A entrada é franca, e o torneio conta pontos para Paris-2024.

As largadas e chegadas serão sempre no Parque Aquático Municipal (Rua Belo Horizonte, 612), que já é uma atração por si só. As outras duas etapas de 2023 também foram em Minas, mas quem não pôde ir, pode comparecer em Arcos. A temporada começou em Itabirito, em março, e depois houve uma parada em Ouro Branco, no mês de maio. Como a pontuação é acumulada, a Estrada Real conhecerá seus grandes campeões.

Nesta sexta-feira, serão as provas de XCC (cross country short track), enquanto o sábado será de XCO (cross country olímpico) e o domingo de XCM (maratona). As duas primeiras categorias contam pontos para Paris-2024, enquanto a terceira reunirá mais amadores. Para deixar o clima ainda mais familiar, haverá diversas opções gastronômicas nos três dias, além de shows no sábado e no domingo.

No XCC, cada volta em 1,6 km, com até 19 metros de elevação em cada. Os atletas terão que andar por 20 minutos e depois dar mais uma volta. No XCO, cada volta terá 4 km, com até 78 metros de elevação por volta. Nesta categoria do mountain bike, o número de voltas varia por categoria. As largadas dos atletas profissionais serão às 14h.

Por fim, o XCM conta com percurso completo com 66 km e o reduzido com 44 km. Esta é a categoria que reunirá a maioria dos 1.200 atletas inscritos. Todas as largadas serão às 9h30 (profissionais e amadores).

“Vamos usar cerca de 1,3 km de mata fechada e o restante de mata aberta. Foi cerca de um mês de obras, com muitos maquinários. O público conseguirá assistir muitos trechos da prova e creio que também será muito divertido para os atletas”, comenta Rodrigo Gatti, responsável técnico de obras.