Resultados da segunda regata de C30 da SIVI 2023

0
200

O segundo dia de regatas da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela contemplou o Tonka como vencedor das duas provas da Classe C30 disputadas ao norte de Ilhabela.

O Tonka, campeão em 2022 como Caballo Loco, dominou as duas regatas, vencendo praticamente de ponta a ponta. Na primeira largada prevaleceu o vento nordeste de fraca intensidade e que ao longo da tarde foi rondando para leste até chegar aos dez nós.

Com um terceiro e um segundo lugares, o Loyalty assumiu a liderança com sete pontos perdidos, seguido por Tonka com oito e Katana Portobello com nove, o que traz ainda mais emoção à competitiva Classe C30.

O Bravo, que havia sido o terceiro colocado na Regata Ilha de Toque-Toque, abertura da Semana de Vela no domingo, acabou desclassificado nesta segunda-feira porque a tripulação se distraiu e deixou de montar uma das boias antes da linha de chegada. O Kairós venceu a prova, pouco à frente do Loyalty.

O vice-líder Tonka tem como tático o velejador olímpico Xandi Paradeda, com ampla experiência na vela oceânica.

“Fizemos duas largadas muito boas e depois sustentamos a velocidade do barco. Nas duas regatas assumimos a ponta logo no início e deixamos o pessoal brigando lá atrás. O barco está muito bem regulado. Só tivemos o trabalho de entrar no barco e velejar”, revelou Paradeda.

O Katana Portobello, de Florianópolis, subiu para a terceira colocação após um segundo e um terceiro lugar.

“Não fizemos boas largadas, faltou alinhamento à tripulação, mas conseguimos boa velocidade. Na segunda regata chegamos a andar em sexto lugar, mas nos recuperamos e chegamos em terceiro. Por isso podemos considerar que o dia foi bom. Temos potencial para melhorar ainda mais o nosso desempenho”, afirmou o trimmer do Katana, Felipe Rondina.

As regatas desta terça-feira homenagearam o velejador olímpico Eduardo Souza Ramos, um dos principais incentivadores da vela brasileira.

A Classe C30 volta a correr nesta quarta-feira (26/7), provavelmente de novo ao norte de Ilhabela, em situação semelhante à desta terça-feira. O vento, porém, tem previsão de aumentar de intensidade na quinta-feira, e mudar para a direção sul, o que permitiria a montagem da raia no centro do Canal de São Sebastião.

Foto: Caio Souza | On Board Sports