Colisão em Haia- Benjamin Dutreux “A saída da perna também impõe respeito ao 11th Hour Racing Team”

0
204
The Ocean Race 2022-23 - 15 June 2023. Leg 7 start. GUYOT environnement - Team Europe did not keep clear of 11th Hour Racing Team and there was a collision and damage on the boats.

“Era impossível então evitar o contato (depois que os vi). Assumo toda a responsabilidade. A culpa é nossa, com certeza, afirma o capitão Benjamin Dutreux no site oficia do GUYOT – Team Europe

No texto do site o Time afirma – Fica difícil encontrar palavras. Não há nada que descreva a tristeza que tomou conta da GUYOT – Team Europe após a colisão com a 11th Hour Racing Team na fase de partida da etapa final da The Ocean Race.

Não há dúvida de que a culpa foi da campanha europeia, quando o iate preto demorou demais para evitar a ação na perna ascendente do percurso In-port em relação ao iate de travessia da 11th Hour Racing Team e perfurou seu bowsprit na seção de popa do iate dos EUA.

A única boa notícia nesta situação dramática é que não há feridos – tanto para a 11ª Hora de Racing Team como para a GUYOT – Team Europe. “O barco deles apareceu na minha frente e já era tarde demais”, admitiu Dutreux.

Agora, ter afetado esta corrida desta forma enche todo o ambiente GUYOT – Team Europe de profundo pesar. O júri deliberará e uma decisão será tomada.

No site oficial do Time, a Equipe  do O GUYOT environnement – Team Europe, comunica que   “não retomará a regata, mesmo que seus próprios danos possam ser reparados”.

“A saída da perna também impõe respeito à 11ª Hora de Corrida Team, que velejou esta prova com o maior espírito esportivo e dominou de maneira impressionante.

“O GUYOT environnement – A Team Europe só pode esperar que Charlie Enright e sua equipe sejam recompensados por seu excelente desempenho nos últimos cinco meses. “Lamento muito por isso”, disse Dutreux. “Eu realmente espero que eles voltem e vençam esta corrida… Vamos tentar ajudá-los o máximo que pudermos.”, encerra  o texto postado no site do time europeu.

O BARCO

Após uma campanha vitoriosa na Ocean Race Europe 2021, a GUYOT environnement – Team Europe enfrenta a The Ocean Race 2022-23 com um novo iate de corrida.

Projetado pela VPLP/Verdier em 2015 como HUGO BOSS, o IMOCA 60 construído pela Green Marine em Southampton (Inglaterra) é um barco bem nascido. Segunda colocada no Vendée Globe 2016/17 com Alex Thomson, ela passou dois anos nas mãos da equipe 11th Hour Racing de Charlie Enright, que teve a oportunidade de testar várias formas de papel alumínio para chegar à sua versão atual de apêndices projetados por Guillaume Verdier.

Comprado em 2021 pela Eole Performance, o estaleiro dos irmãos Dutreux, o foiler da geração 2016 se beneficia dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e é hoje um dos barcos mais confiáveis do circuito IMOCA.

Detalhes técnicos:

Comprimento: 18,28 m Largura: 5,50 m

Calado: 4,50 m

Peso: 7,5 toneladas

Altura do mastro: 29 m