Itabirito vai receber primeira etapa da Estrada Real de ciclismo

0
119
Foto: Divulgação
A cidade de Itabirito (MG), na Região dos Inconfidentes, recebe a primeira das três etapas da Internacional Chaoyang Estrada Real, de sexta (24) a domingo (26). As corridas valem pontos para os rankings mineiro e brasileiro, assim como para a caminhada para Paris-2024.

A cidade comemora 100 anos em 2023 e também quer ser boa anfitriã. As corridas serão no Morro do Cristo, sendo as provas de XCO no domingo. Já a sexta terá largadas de XCC e o sábado de XCM.

“Estamos nos preparando para receber toda a cidade no Morro do Cristo, com praça de alimentação de grades disputas para quem curte Mountain Bike, o MTB. Depois, haverá outras etapas. O ano está só começando”, comenta Mariana Gomes, gerente geral da Avelar Sports.

Depois, a Internacional Chaoyang Estrada Real terá etapas em Ouro Branco (MG) e Arcos (MG), de 19 a 21 de maio, respectivamente, e 28 a 30 de julho, respectivamente. A competição em Itabirito nem começou, mas já é um sucesso de adesão, com todas as 1.200 inscrições já preenchidas.

“A expectativa de começar um ano de competições é sempre extremamente alta. Todo primeiro dia depois da última etapa é sempre de começar a planejar o novo ano e agora voltamos para Itabirito para abrir o calendário. É uma cidade que sempre nos recebe de braços abertos, com total apoio da Prefeitura e de toda a população”, comenta Mariana Gomes.

A Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.

A cidade de Itabirito ficou famosa por sediar eventos envolvendo bicicletas desde a década de 90. Agora passa a se tornar a primeira prova de XCO na América Latina com a Classe HC. Em 2019 a Internacional Estrada Real encerrou o campeonato na cidade batendo recorde na transmissão ao vivo das provas. Sucesso absoluto com pista, estrutura, feira e outros.