Grandes manobras no percurso da regata e a liderança da equipe Holcim-PRB é reduzida à metade…

0
99
The Ocean Race 2022-23 - 7 March 2023, Leg 3, Day 9 onboard Team Holcim - PRB. OBR Julien Champolion at the bow.

Foram 48 horas extraordinárias no oceano para o trio de barcos que persegue o atual líder da Leg 3, Team Holcim-PRB.

Desde 1500 UTC na terça-feira, a Biotherm, na segunda posição, recuperou quase 250 milhas. A liderança ainda é significativa – 170 milhas – mas certamente muito menos sólida do que no início da semana.  A razão pela qual a distância está diminuindo tão significativa e tão rapidamente está certamente relacionada aos padrões climáticos nas latitudes do sul.

O Holcim-PRB de Kevin Escoffier deixou essencialmente o sistema climático favorável do qual se beneficiou e agora enfrenta um cume de alta pressão com condições de vento muito mais leves. Não há nada a ser feito e não há outra opção senão observar o resto da frota, ainda em condições mais ventosas, avançar com o vento. Os outros barcos devem se aproximar ainda mais quando se aproximam do ponto de pontuação, provavelmente na segunda-feira.

“Esta área de ar leve tem sido ideal para controlar o barco e dormir bem, portanto não é tão ruim assim”, disse Kevin Escoffier. “Estamos acostumados a esta compactação da frota”. É parte do jogo. Estamos acostumados a competir em contato com os outros barcos desde os Leg 1 e 2 e conseguimos ficar na frente e espero que possamos fazer o mesmo aqui”.

The Ocean Race 2022-23 – 5 March 2023, Leg 3 onboard Team Holcim – PRB. The sail repair team always finds time for a laugh.

Na Biotherm, o moral é alto, como você pode imaginar. Mas a equipe de Paul Meilhat também experimentou condições ligeiramente mais leves, enquanto a equipe Malizia e a 11th Hour Racing Team continuam a definir o melhor ritmo, reduzindo a distância e recompactando a frota com cada atualização do rastreador. O resultado é uma navegação dura e divertida.

 

“As condições são um pouco variáveis e imprevisíveis hoje e mesmo apenas dois ou três nós de vento extra podem fazer uma grande diferença”, disse Boris Herrmann à mídia internacional na quinta-feira durante uma chamada. “Estar tão perto da 11th Hour Racing Team e da Biotherm é uma grande motivação”. Estamos tentando levar o barco ao seu melhor em todos os momentos e aproveitar esta batalha renhida”.

A data programada para a passagem do ponto de pontuação da etapa 3 – uma linha norte/sul ao longo de 143 graus de longitude leste – é segunda-feira, 13 de março, ao meio-dia UTC.

Mais The Ocean Race

“Será um desafio muito próximo com a Biotherm e a 11th Hour Racing Team”. É claro que gostaríamos de passar em segundo, mas depende do vento e das condições climáticas”, disse Herrmann. “Mas deve ser uma passagem muito próxima e muito emocionante”.

“Sendo o barco de perseguição, temos um pouco mais de pressão do que aqueles à nossa frente”, disse Simon Fisher a bordo da 11ª Hora da Equipe de Corrida. Mas basicamente os próximos dias serão apenas para nos aproximarmos. A rota tentará nos levar para a zona de exclusão de gelo e haverá alguns turnos de vento para administrar, mas os próximos dias deverão ser de fácil navegação e mares planos”.

Acompanhe  a cobertura  da maior regata do mundo  –  The Ocean Race  pelo Regatanews.com.br

– instagram  https://www.instagram.com/regata_news.sc/

Canal do Regata News no youtube

https://www.youtube.com/@RegataNews