Kevin Escoffier e sua equipe Holcim PRB : Acordar na segunda-feira com uma vantagem de mais de 470 milhas náuticas,

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The Ocean Race 2022-23 - 4 March 2023, Leg 3, Day 6 onboard Holcim - PRB Team. Tom Laperche gets off the roof of the boat.

Acordar na segunda-feira com uma vantagem de mais de 470 milhas náuticas, uma semana na perna 3, parece ser uma posição invejável para Kevin Escoffier e sua equipe Holcim PRB.

 

The Ocean Race 2022-23 – 5 March 2023, Leg 3 onboard Team Holcim – PRB. Abby Ehler watches Sam Goodchild come up to the mast.

Mas o desafio de uma grande liderança está em como melhor cobrir sua oposição, que está navegando em um sistema meteorológico totalmente diferente e tem o benefício de ver onde você está. Olhando a previsão, há razões para o otimismo para o trio de perseguição da Biotherm, 11th Hour Racing Team e Team Malizia.

E Escoffier, por exemplo, não está muito contente com isso.

“Se não conseguirmos pegar o sistema com antecedência, teremos que esperar pelo próximo, que virá com eles e teremos um reinício”, disse ele em uma entrevista em francês. “Em que outro esporte você pode ter uma pista tão grande e perder tudo em poucos dias e ter que recomeçar tudo de novo?”

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A Biotherm ganhou quase 50 milhas nas últimas 24 horas, o que é impressionante. Mesmo assim, Paul Meilhat e sua equipe precisariam fazer isso por mais 9 dias só para empatar, então talvez a situação não seja tão ruim quanto Escoffier faz.

Um cume está seguindo a frota. Se o grupo de perseguição conseguir ficar na frente dele, então eles provavelmente poderão fechar consideravelmente a lacuna com a Holcim PRB. Mas se eles caírem de trás, e no ar leve, o chumbo se abrirá novamente.

Amory Ross, da 11th Hour Racing Team, escreve sobre as condições à frente: “…este baixo que acaba de passar por cima de nós acabará por deslizar por baixo de outro grande ponto alto em nosso caminho, e nos encontraremos de frente com esse ponto alto. Deve trazer outra compressão da frota”…

A equipe americana está trilhando um caminho cuidadoso, exercitando a paciência, com duas velas de proa em reparo e indisponíveis a curto prazo.

E à medida que as equipes contornam a zona de exclusão de gelo, o clima das latitudes do sul começa a morder.

“Está muito frio”, disse Pau da Biotherm; Meilhat. “Quando você vai lá fora para ajustar as linhas, a água agora está muito fria”. “Está bastante ventoso e o estado do mar é grande”.

A bordo da Biotherm

“É desconfortável, não é muito fácil dormir”, disse Will Harris na Equipe Malizia. “O vento vai de 15 a 25 em poucos segundos, então você tem que estar ali mesmo, pronto para ajustar os lençóis… Estamos tentando não quebrar o barco”. Pensei que seria mais estável aqui embaixo, mas isto é provavelmente o que eu deveria ter esperado – é difícil!”

A partir de 1500 UTC, a Equipe Malizia se estabilizou essencialmente com a Equipe 11th Hour Racing, ambas agora cerca de 70 milhas atrás da Biotherm, com a Equipe Holcim PRB a mais 400 milhas de distância. Ainda há muitas corridas.

 

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