Por quase 4700 milhas náuticas, as cinco equipes da IMOCA que competem na etapa 2 da The Ocean Race têm duelado ao sul de Cabo Verde em direção a uma linha de chegada ao largo do V + A Waterfront da Cidade do Cabo.
Durante a noite de quarta-feira, a corrida mudou para uma competição de velocidade para o nordeste, enquanto a frota girava para fora das profundezas dos anos 40 para apontar diretamente para a Cidade do Cabo.
Incrivelmente, na sexta-feira ao meio-dia UTC, o trio líder – Team Malizia, Team Holcim PRB e 11th Hour Racing Team – estão separados por menos de 2,5 milhas náuticas na linha de vantagem enquanto arrastam a corrida em direção à Cidade do Cabo no dia 16 da etapa.
No entanto, há mais um “aumento de velocidade” para navegar. Uma crista de alta pressão – com ventos muito leves – fica entre as equipes e a linha de chegada. Os barcos líderes continuam cutucando suas proas nas condições mais leves e desacelerando. Enquanto isso, o último barco da frota está trazendo novos ventos com eles, pois eles implacavelmente fecham a lacuna.
De fato, o GUYOT environnement – Team Europe, que perdia mais de 510 milhas quando fez sua vez de apontar para a Cidade do Cabo, agora se encontra a menos de 240 milhas atrás – um número que está caindo a cada relatório de posição horária.
“Acabei de fazer o roteamento (as previsões de rota do tempo) para todos os barcos, e todos nós terminamos em 10 minutos!”, disse o capitão da equipe Holcim PRB, Kevin Escoffier, no que pode, ou não, ser um exagero.
“Que tipo de esporte estamos fazendo quando fazemos quase 20 dias no mar, pressionando por cada metro e, no final, tudo é decidido pela previsão do tempo?!?!
“Mas sabemos que velejar é assim…” ele concluiu com uma risada sombria. A única estratégia que resta, disse ele, é tentar ir o mais rápido possível pelo maior tempo possível. “Vamos ver.”
Esta é a dura verdade das próximas 48 horas para as tripulações que estão física e mentalmente no limite. Cada decisão é repleta de significado quando eles atacam cruzando uma crista de alta pressão que é tão larga quanto 250 milhas – um mini Dodrums.
“Quanto mais nos aproximarmos da linha de chegada, menos vento teremos”, disse o capitão da Biotherm, Paul Meilhat. Sua equipe está a quase 100 milhas a noroeste do trio líder e navegando em diferentes condições. Isso será alavancagem suficiente para espremer o passado?
“Esperamos reduzir a distância para os líderes. Talvez usemos uma estratégia diferente. Eles deixaram em aberto a possibilidade de ir diretamente para a linha de chegada (em vez de vir do sul).”
E depois do cume, um sprint para a Cidade do Cabo.
“… uma vez que passarmos por esse recurso climático atroz, teremos talvez algumas centenas de milhas de corrida costeira até o final”, observou o capitão da 11th Hour Racing Team, Charlie Enright. “E se você acredita em qualquer um dos computadores que usamos, todos terminarão dentro de 10 pés um do outro, apesar dos 16 dias em que quebramos o nosso … Para chegar até aqui!!!! Então é isso, esse é o fim da perna 2!”
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A ETA para a Cidade do Cabo é domingo, 12 de fevereiro.
Leg Two Rankings em 1200 UTC – 10 de fevereiro de 2023
- Equipe Malizia, distância até o final, 556,7 milhas
- Equipe Holcim-PRB, distância para liderar, 1,9 milhas
- 11th Hour Racing Team, distância para liderar, 2,4 milhas
- Biotherm, distância até o chumbo, 68,0 milhas
- GUYOT environnement – Team Europe, distância até à liderança, 217.4 milhas