Barco com bandeira alemã foi o primeiro a cruzar a linha de chegada para reivindicar a vitória em uma regata incrivelmente emocionante e imprevisível

0
188
8 January 2023, IMOCA In-Port race in Alicante. Butch Dalrymple-Smith (GBR), former sailor on Sayula - first winner boat on Whitbread Round the World Race in 1973- onboard Team Malizia.

Depois de uma grande acumulação até o início da The Ocean Race, Boris Herrmann não poderia ter pedido uma maneira melhor de abrir a campanha da Equipe Malizia.

O barco com bandeira alemã foi o primeiro a cruzar a linha de chegada para reivindicar a vitória em uma regata incrivelmente emocionante e imprevisível no domingo, que em algum momento viu quatro dos cinco IMOCAs assumirem a liderança.

O skipper alemão é bastante aberto sobre o fato de Malizia ter capitalizado alguma sorte no final da primeira volta. Em quarto lugar, a brisa começou a cair para os barcos à frente enquanto um turno à esquerda abriu a porta para os alemães, bem como para a 11ª Hora de Regata, de volta ao último lugar na época.

“Tivemos este momento particularmente sortudo quando o vento mudou e conseguimos pegá-lo, e então mantivemos isso até o final da regata”, sorriu Herrmann modestamente logo após pisar em terra para uma recepção jubilosa no cais.

The Ocean Race

Mas ele também sentiu que a equipe merecia uma virada de sorte. “Não tivemos tanta sorte quando tivemos danos em nossas velhas folhas há alguns dias. Isso foi realmente um pouco de azar, um verdadeiro golpe de sorte antes de vir para cá”. Acho que toda a equipe merece a vitória de hoje, depois do que passou, um pouco de estímulo para o espírito”.

Sam Davies, que foi o comentarista especialista em TV ao lado de Niall Myant-Best para a Corrida In-Port, emprestou suas  foils à Malizia, que de outra forma teria lutado para se juntar ao início da The Ocean Race. É um empréstimo generoso do marinheiro britânico IMOCA, particularmente porque Davies estará competindo contra Malizia e suas próprias folhas quando ela velejar a bordo da Biotherm com o skipper Paul Meilhat.

As lâminas são projetadas em conjunto com o casco e o pacote completo do barco. Pedir emprestado o conjunto de lâminas de outra pessoa pode ser melhor do que não ter lâminas, mas a maioria dos projetistas diria que é definitivamente um compromisso.

Ou será?

8 January 2023, Alicante In-Port Race prize giving. IMOCA winners Team Malizia.

Herrmann está começando a se perguntar se este ‘make-do-and-mend’ para Malizia poderia até mesmo se provar superior ao uso de suas foils originais. “Parece que as novas foils estão funcionando bem para nós”, disse Herrmann. “Saímos na véspera da Corrida In-Port Race em cerca de 25 nós de vento e as foils se sentiram muito bem. Em alguns ângulos elas eram mais rápidas do que antes e eu não encontrei nada pior do que antes. Portanto, pode ter sido um feliz acidente [que as velhas foils se quebraram].

“Se houver outro dia de vento forte entre agora e o início da Leg 1, pediremos permissão para sair novamente e ver o que mais podemos aprender sobre estas foils”.